Festival de Cinema de Berlim começa hoje com o assédio e a descriminação na agenda

Festival  

Festival de Cinema de Berlim começa hoje com o assédio e a descriminação na agenda

A sessão de abertura fica a cargo de "Isle of Dogs", o mais recente filme de Wes Anderson.

Artigo recomendado:
Festival de Cinema de Berlim começa hoje com o assédio e a descriminação na agenda
Cinema Português
Cinema português: os reis das curtas em Berlim O cinema português procura a quarta vitória em sete anos na competição de curtas-metragens do festival alemão.


Começa esta quinta-feira, 15 de fevereiro a edição 2018 da Berlinale, o festival de cinema da capital alemã. Este ano, vão estar em foco os temas da descriminação, o assédio e os abusos sexuais.

Os organizadores declararam-se fortemente comprometidos "em lutar pela autodeterminação sexual e contra qualquer forma de abuso". Encorajam artistas ou espectadores a falarem sobre situações de que tenham sido vítimas e proporcionam aconselhamento e apoio gratuito.

A principal secção competitiva integra 19 longas-metragens que serão avaliadas por um júri presidido por Tom Tykwer. Na lista que concorre ao Urso de Ouro encontram-se "Isle of Dogs", de Wes Anderson - escolhido para a sessão de abertura -, "Don't worry, he won't get far on foot", de Gus Van Sant, "Eva", de Benoit Jacquot, "Mug", de Malgorzata Szumowska, "Pig", de Mani Haghighi, "The Prayer", de Cedric Kahn, e "Utoya 22. Juli", de Erik Poppe, sobre o atentado ocorrido no verão de 2011 numa ilha norueguesa que provocou mais de 80 mortos.

O ator norte-americano Willem Dafoe vai receber um prémio de carreira e terá uma curta retrospetiva do trabalho no cinema.

Fora de competição, destacam-se as antestreias de "7 days in Entebbe", do realizador brasileiro José Padilha, "The Looming Tower", de Alex Gibney, "La librería", de Isabel Coixet, e "Songwriter", de Murray Cummings, sobre o músico Ed Sheeran.

A 68ª edição do Festival de Cinema de Berlim termina no dia 25 de fevereiro.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival