Festival de San Sebastian 2020: Bartas, Kawase, Ozon e Vinterberg na seleção oficial

Festival  

Festival de San Sebastian 2020: Bartas, Kawase, Ozon e Vinterberg na seleção oficial

Entre os seis títulos adiantados hoje, quatro integraram a selecção oficial da edição 2020 do festival de Cannes que não chegou a ter lugar.

O festival de cinema de San Sebastian anunciou ao início da tarde de sexta-feira os primeiros filmes da seleção oficial da 68ª edição. Da lista de seis filmes fazem parte longas-metragens de consagrados como Sharunas Bartas, Naomi Kawase, François Ozon e Thomas Vinterberg. Ainda a primeira obra de longa duração da georgiana Dea Kulumbegashvil e o segundo filme do japonês Takuma Sato.

Autor com experiência em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, ou Locarno, o lituano Sharunas Bartas dirigiu títulos como "Frost" (2017) e Eastern Drift (2010). Em setembro, regressará a San Sebastián com a estreia mundial de "In The Dusk", um drama sobre a luta dos partisans contra a ocupação soviética da Lituânia após a Segunda Guerra Mundial.

Presença regular no festival basco, a realizadora japonesa Naomi Kawase compete mais uma vez pela Concha Dourada om a estreia europeia de "True Mothers", sobre o contronto de duas mães, uma biológico e outra adotiva.

Os organizadores destacam ainda a primeira longa da jovem georgiana Dea Kulumbegashvili, que antes viu as suas curtas-metrarem exibidas no Festival de Cannes. "Beginning" terá estreia mundial em San Sebastián e narra o assédio sofrido por uma Testemunha de Jeová e pela sua família, perseguidos por um grupo extremista e pela polícia da remota cidade georgiana onde vivem.

François Ozon é outro dos cineastas que este ano regressa à Seleção Oficial após vencer a Concha de Ouro e o Prémio do Júri para o melhor argumento com "Dans la maison" (2012). O francês concorre este ano com "Été 85", um conto de amor adolescente repleto de nostalgia dos anos 80.

O Festival também acolhe a estreia mundial da segunda longa-metragem do japonês Takuma Sato. O seu novo trabalho, "Any Crybabies Around?", narra a mudança na vida de um homem apanhado pela televisão a correr nu e bêbado pela rua na véspera de Ano Novo.

Finalmente, Thomas Vinterberg, um dos maiores expoentes do cinema dinamarquês nas últimas décadas, participará com "Another Round", que volta a contar com Mads Mikkelsen, ator que ele já dirigiu em "The Hunt" (2012). O filme retrata a bizarra experiência de vários professores que acreditam que serão capazes de abrir as suas mentes e aumentar a criatividade se conseguirem manter um grau constante de ligeira embriaguez durante o dia de trabalho.

"In The Dusk", "Beginning", "Été 85" e "Another Round" faziam parte da lista de filmes selecionada para a edição deste ano do Festival de Cannes que não pode ter lugar devido à pandemia.

A 68ª edição do Festival de Cinema de San Sebastian tem lugar de 18 a 26 de setembro e terá, como sessão de abertura, fora de competição, o mais recente filme de Woody Allen, a comédia romântica "Rifkin's Festival".

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival