Filme 3D de Guimarães 2012 em Cannes
"Cinesapiens": o contributo do português Edgar Pêra no filme "3X3D"

Cannes 2013  

Filme 3D de Guimarães 2012 em Cannes

A 25 de maio, a primeira longa-metragem em 3D rodada em Portugal encerra a semana dos críticos do Festival de Cannes.

Artigo recomendado:
Filme 3D de Guimarães 2012 em Cannes
Cannes 2013
Miguel Gomes no júri da Semana da Crítica O realizador português marca presença numa das secções paralelas do festival de Cannes.

Trata-se de "3X3D" e é composta pelas curtas "Just in Time", de Peter Greenaway, "Cinesapiens", de Edgar Pêra e "The Three Disasters", de Jean-Luc Godard. O filme retrata as visões dos três realizadores sobre a tridimensionalidade e explora a forma como é que o 3D afeta a percepção espacial e transversal do espetador.

Godard, Greenaway e Edgar Pêra "apresentarão um tríptico admirável", descreve a organização da Semana da Crítica, referindo-se a este projeto, que questiona o processo criativo e a forma como o espetador percepciona o cinema em três dimensões.

A Semana da Crítica, que vai na 52ª edição, foi criada em 1962 pelos críticos franceses, para dar a conhecer primeiras obras e novos realizadores.

Ao longo dos 50 anos, a Semana da Crítica deu a conhecer a obra de realizadores hoje consagrados e premiados como, entre outros, Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Wong Kar Wai e Jacques Audiard.

As três curtas-metragens são os primeiros filmes rodados em 3D em Portugal. Foram encomendadas por Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, e encerram em maio a Semana da Crítica em Cannes.

Depois da apresentação em Cannes, o filme será mostrado ao público vimaranense numa sessão no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 30 de junho.

A Semana da Crítica, evento paralelo ao festival de Cinema de Cannes, decorrerá de 16 a 24 de maio e terá o realizador Miguel Gomes a presidir ao júri oficial. A seleção do filme "3X3D" reforça a presença portuguesa nos dois maiores eventos paralelos do festival de Cannes, já que os recentes filmes de Basil da Cunha e João Nicolau serão apresentados na Quinzena dos Realizadores (ver artigo recomendados).

por
publicado 19:38 - 30 abril '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2013