A música e o cinema: luz e sombra para Jeanne Balibar
DVD
Jeanne Balibar face à câmara de Pedro Costa
Um encontro muito especial: em "Ne Change Rien" (agora lançado em DVD), uma actriz/cantora traça as regras da sua cumplicidade com um cineasta.
Artigo recomendado:
Cinema Português
Luz, sombra, som e silênciosegundo Pedro Costa Pedro Costa acompanha os ensaios de Jeanne Balibar: começou como um teledisco, acabou por dar origem a um "documentário" invulgar
Cinemax Rádio:
Sala 1
Edição em DVD do filme de Pedro Costa -Ne Change Rien-.
O que é isso, afinal, de documentário musical?
Com a cumplicidade de Jeanne Balibar, Pedro Costa propõe uma resposta, "Ne Change Rien", que tem tanto de directo como de abstracto. A saber: documentar a música, neste caso o trabalho de uma actriz/cantora, não tem que ser o cumprimento de uma série de regras únicas e obrigatórias (um "making of"...), podendo funcionar mesmo como a celebração de uma cumplicidade nova entre quem organiza o olhar da câmara e quem, face a ela, desenvolve o seu pequeno e fascinante teatro.
Por certo um dos melhores (e mais internacionais) títulos assinados em anos recentes por autores portugueses, "Ne Change Rien" passou a estar disponível numa edição em DVD que acrescenta ao filme um CD com as canções de Balibar, afinal balizando a experiência que aqui se propõe: fazer a viagem entre o imponderável da música e a dimensão muito concreta do trabalho. Ou ainda: olhar os ensaios como algo que já contém a verdade mais íntima do próprio gesto artístico.
por João Lopes
publicado 20:04 - 16 abril '11