Filme de guerra spaghetti & revisionista

Mais CinemaCinema EuropeuCinema Norte-americanoMais CinemaMais CinemaMais CinemaGuerra3DMais Cinema  

Filme de guerra spaghetti & revisionista

O desfecho da II Grande Guerra imaginado como uma deliciosa vingança contra o III Reich. Tarantino acerta contas com os nazis e isso sabe bem!

Uma fantasia vingativa judia? O holocausto dos nazis? Um western na França ocupada pelo III Reich? "Sacanas Sem Lei" é isso tudo, é um épico que derruba as fronteiras do seu género. O risco que Tarantino enfrenta é grande porque esse género, o do filme de guerra, está carregado de referências, nomeadamente históricas, quando se trata da II Guerra Mundial.

Tarantino demorou oito anos a escrever esta saga épica onde imagina um desfecho diferente do conflito entre aliados e fascistas. E isso acontece em função de três personagens fortes: o coronel Hans Landa (Christoph Waltz), um oficial poliglota, sádico e refinado que caça os derradeiros judeus; Shosanna (Melanie Laurent), uma judia clandestina que gere um cinema onde planeia queimar os cérebros do III Reich durante a antestreia de um filme de propaganda nazi; e os sacanas sem lei, liderados pelo cruel Aldo Raine (Brad Pitt), que formam um brutal comando secreto com a missão de executar oficiais alemães.

O filme tem as características distintivas do cinema de Tarantino: sequências de acção empolgantes, diálogos envolventes, revisão cuidada dos géneros – o western, os filmes séries B e o filme de guerra – e personagens notáveis que são exageradas através de pormenores originais – Brad Pitt é uma caricatura de um sulista e Christoph Waltz uma revelação absoluta como nazi complexo e que exibe a sua inteligência falando várias línguas (ganhou prémio de interpretação em Cannes e parece certo que vai ser nomeado para os Oscars).

"Sacanas Sem Lei" exibe a energia que vai rareando no cinema popular de entretenimento e vai alterar o modo como encaramos os filmes sobre a II Guerra Mundial.




SACANAS SEM LEI

De Quentin Tarantino
com Brad Pitt, Eli Roth, Mike Myers, Diane Kruger, Christoph Waltz
Acção, Aventura
153m
M/16
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
2009






por
publicado 16:16 - 02 setembro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema EuropeuCinema Norte-americanoMais CinemaMais CinemaMais CinemaGuerra3DMais Cinema