Filme iraniano vence Festival de Berlim
Asghar Farhadi, realizador de "Nader and Simin - A Separation", exibe o Urso de Ouro

Festival  

Filme iraniano vence Festival de Berlim

"Nader and Simin, A Separation", do realizador iraniano Asghar Farhadi, recebeu o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.

Artigo recomendado:
Filme iraniano vence Festival de Berlim
Mais Cinema
Drama iraniano é favorito em Berlim. Miranda July e Béla Tarr apresentaram novos filmes O sexto dia da Berlinale ficou marcado por três exibições de filmes em competição. O mais aplaudido foi "Nader and Simin, a Separation", ...

O filme que retrata a separação de uma família durante as convulsões políticas no Irão foi considerado a melhor longa-metragem do Berlinale pelo júri presidido por Isabella Rossellini.

"Nader and Simin, A Separation", recebeu ainda os prémios principais nas categorias de representação, atribuídos ao elenco masculino e feminino e não a um actor e actriz, como é habitual.

O cineasta iraniano Asghar Farhadi recebe o prémio máximo dois anos depois de ter sido premeiado com o Urso de Prata pela realização do seu filme anterior.

O palmarés do júri foi de encontro ao sentimento geral do festival ao atribuir o Grande Prémio a "The Turin Horse", um ensaio visual do húngaro Béla Tarr.

Já o Urso de Prata de melhor realização premiou "Sleeping Sickness", co-produção franco-alemã que mostra a relação dos europeus com os países pobres de África.

O Urso de Prata de melhor argumento foi para "The Forgiveness of Blood", do realizador norte-americano Joshua Marston. O filme retrata, através de uma família que é prisioneira em sua própria casa, a realidade feudal que ainda persiste na Albânia.

O filme alemão "If Not Us, Who" ganhou o prémio Alfred Bauer (o fundador do festival) destinado a destacar obras que "rompem os horizontes do cinema".

Palmarés 61º Festival de Cinema Internacional de Berlim

Urso de Ouro de Melhor Filme: "Nader and Simin, A Separation", de Asghar Farhadi

Grande Prémio do Júri: "The Turin Horse", de Béla Tarr

Urso de Prata de Melhor Realização: Ulrich Kohler, "Sleeping Sickness"

Urso de Prata de Melhor Actriz: Elenco feminino de "Nader and Simin, A Separation"

Urso de Prata de Melhor Actor: Elenco masculino de "Nader and Simin, A Separation"

Urso de Prata de Melhor Fotografia: Wojciech Staron, "El Premio"

Urso de Prata de Melhor Desenho de Produção: Barbara Enriquez, por "El Premio"

Urso de Prata de Melhor Argumento: Joshua Marston e Andamion Murajar, "Forgiveness of Blood"

Prêmio especial Alfred-Bauer: "Is Not Us, Who", de Andres Veiel


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival