YouTube e Ridley Scott lançam festival de curtas
Apresentação do evento durante a convenção internacional Consumer Electronics em Las Vegas

Mais Cinema  

YouTube e Ridley Scott lançam festival de curtas

A iniciativa pretende descobrir novos talentos através da internet e promovê-los no festival de cinema de Veneza.

Artigo recomendado:
YouTube e Ridley Scott lançam festival de curtas
YouTube
"Life in a Day": cinema versus Internet Um filme na Internet, mais precisamente no YouTube: o cinema ligando muitas formas de dizer "eu", em todo o planeta, por todos os ...

O site Youtube vai acolher candidaturas ao Your Film Festival, um evento que pretende recolher filmes realizados em todo o mundo e promover uma dezena de cineastas emergentes no Festival de Cinema de Veneza 2012.

A plataforma online foi criada para receber filmes com 15 minutos no máximo. A produtora Scott Free Productions, do realizador Ridley Scott selecionário 50 semi-finalistas que vão ser exibidos globalmente no canal no Youtube criado para este efeito.

Posteriormente serão apurados 10 filmes finalistas e os realizadores terão possibilidade de mostrar as suas obras na 69ª edição do Festival de Veneza, em Agosto de 2012. Ridley Scott vai encabeçar um júri para apurar o grande vencedor que será premiado com 500.000 dólares (cerca de 390.814 euros) e terá a oportunidade de realizar um trabalho com a Scott Free Productions.

"Através deste programa, o Youtube vai dar aos cineastas a oportunidade de chegar a uma vasta audiência, de projectar os seus trabalhos no Festival de Cinema de Veneza e de, potencialmente, serem recompensados de uma forma que pode mudar carreira", afirmou em comunicado o responsável de conteúdos do Youtube, Robert Kyncl.

Todos podem participar, mas o Your Film Festival espera conseguir distinguir particularmente realizadores e produtores jovens.

"Comecei a minha carreira exactamente a fazer filmes curtos, há 50 anos", explica Scott. "Então, ajudar novos cineastas a encontrar uma porta de entrada na indústria é fantástico", sublinhou.

Além do limite de 15 minutos para cada obra concorrente, outras condições passam pela idade mínima dos participantes (18 anos) e pelo impedimento de participarem obras que foram divulgadas antes de 1 de Janeiro de 2012.

Esta não é a primeira iniciativa que a companhia de Ridley Scott promove no You Tube para descobrir jovens talentos. No ano passado, foi realizado o filme "Life in a Day", um documentário baseado em milhares de vídeos de utilizadores da plataforma (ver artigo associado).

O Youtube vai estar nos festivais Sundance Film Festival e South By Southwest para incentivar à participação na iniciativa.

por
publicado 17:34 - 20 janeiro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema