Um português no Your Film Festival
Francisco Tavares interpretando Hugo, um controlador aéreo na ilha do Corvo.

Festival  

Um português no Your Film Festival

A curta-metragem "North Atlantic", de Bernardo Nascimento é a única produção portuguesa presente no Your Film Fest.

"North Atlantic", de Bernardo Nascimento, foi uma das 50 curtas selecionadas para a primeira edição do Your Film Festival. Um festival organizado por Ridley Scott e patrocinado pelo site You Tube. Esta curta-metragem, de quinze minutos, conta a história de um controlador aéreo, isolado numa ilha no arquipélago dos Açores, que recebe um sinal de um avião perdido. À medida que o controlador estabelece um diálogo com o piloto, este apercebe-se que a sua ligação não vai durar muito tempo.

Este filme representa a estreia de Bernardo Nascimento como realizador. Bernardo, baseou-se em factos reais para realizar esta sua produção, histórias de controladores aéreos que se encontraram perante a impotência de ajudar os pilotos em num momento de aflição.
De acordo com o realizador, foi ao ler uma notícia num jornal Português que lhe surgiu a ideia para "North Atlantic". A notícia relatava a história de um piloto que voava o outro lado do Atlântico, sem combustível suficiente para chegar a uma pista de pouso. As suas últimas horas foram passadas rádio com um controlador de tráfego aéreo. O tempo, foi passado a recitar poesia, uma paixão partilhada pelos dois homens. A partir daqui, Bernardo escreveu o seu próprio guião, trocando a paixão da poesia pela música.

Apesar da história se situar na ilha do Corvo, nos Açores, as filmagens foram realizadas no Reino Unido, devido ao baixo orçamento da produção. O filme foi rodado ao longo de três dias numa torre de controlo durante as suas horas não-operacionais.

O filme já passou em 35 festivais internacionais, como o BF 1 London e o Short Fest, de Palm Springs. Para além da presença em festivais, esta curta arrecadou também seis prémios, como o de melhor fotografia no festival de curtas de Vila do Conde, em 2011, e o do programa Onda Curta da RTP2, no Faial Film Fest. 

João Garção Borges, programador da RTP 2, já mostrou o filme no Onda Curta, considerando-o "uma das curtas mais incisivas na exposição do conflito dramático desencadeado pela solidão interior de dois homens".

Para o realizador, o ponto positivo da participação de “North Atlantic” no Your Film Fest é o facto de ser possível partilhar o filme com uma audiência universal, o que revela ser, para Bernardo, uma experiência gratificante.

Bernardo Nascimento, nasceu em Portugal em 1975 e passou sua infância entre Lisboa e Madeira, uma pequena ilha no meio do Atlântico. Começou a trabalhar no cinema como assistente de direção com o diretor português Manoel de Oliveira. Com 30 anos, em 2005, mudou-se para Londres, onde acomapnhou o realizador Matthew Vaughn.

O autor de "North Atlantic" revelou ao CINEMAX que ao trabalhar com realizadores como Manoel de Oliveira e Matthew Vaughn, tão diferentes entre si, absorveu bastante de cada um. Do realizador português, Bernardo aprendeu "a pensar cinema" e de Matthew Vaughn a forma de como esta arte se executa.

Contudo, o cineasta acrescenta que na carreira chega-se a "uma altura que para aprender tens mesmo que ser tu a fazer."

Futuramente, Bernardo Nascimento, tem planeado gravar uma outra curta, se possível ainda este verão. Esta produção irá ser passada na Madeira e surgiu a convite de um produtor local.  Segundo o realizador este "seria o projecto ideal antes do salto para a longa".

No que diz respeito a longas-metragens, Bernardo está neste momento a adaptar um guião do argumentista escocês Adam Dewar. "Ocean Size" é a história de um grupo de adolescentes de uma vila costeira na Escócia durante a sua última semana de férias de verão. O guião agradou desde logo o realizador, que vê nele refletida a sua adolescência. 

Se Bernardo Nascimento arrecardar o prémio do Your Film Fest utilizará o dinheiro para a realização de "Ocean Size".  


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival