AnimaçãoCinema Português  

Filme português ganha Cinanima

Pela primeira vez em 38 Edições, o vencedor do Grande Prémio Cinanima é um filme de realização e produção portuguesas – "Fuligem", de Vasco Sá e David Doutel.

Uma animação de uma dupla de realizadores do Porto, produzida pela Bando à Parte, fez história ao ser reconhecida com o prémio mais importante da competição do Cinanima, o festival de cinema animado de Espinho.

"Fuligem" é um filme sobre comboios e a importância que tiveram em Portugal, os lugares que ligaram e o abandono que decorre do encerramento das linhas
ferroviárias. A nota de intenções resume tudo assim: "É como fuligem que se deposita nas paredes da nossa cabeça. Não a vemos. Já faz parte".

O filme dura 14 minutos e percorre 27 anos da história de vida de uma personagem. Os realizadores utilizaram desenho à mão e desenho digital, porque são retratados dois tempos, um mais antigo e o tempo atual.

O filme foi realizado durante um ano e ficou pronto em julho passado, mesmo a tempo de ser estreado na competição de curtas do 22º Festival de Vila Conde e de recolher os primeiros prémios de Melhor Realização e do público.

Agora chegou a vez de "Fuligem" entrar na história do cinema português como o primeiro filme de animação nacional a vencer o prémio máximo da competição do Cinanima.

por
publicado 01:58 - 16 novembro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de AnimaçãoCinema Português