Filmes a ver nas salas de cinema portuguesas em 2022

Mais Cinema  

Filmes a ver nas salas de cinema portuguesas em 2022

Entre as chamadas de atenção encontram-se as mais recentes obras de François Ozon, Apichatpong Weerasethakul, Joachim Trier e Joe Wright.

Num setor que enfrenta as restrições necessárias da pandemia e a consequente falta de público, a estabilidade das datas de estreia parece um luxo. Felizmente, entre o caos e a sombra destes dias, encontra-se bom cinema. O CINEMAX lembra 20 filmes a seguir no primeiro semestre de 2022 com o foco apontado aos cineastas.

Abraça-me Com Força


Estreia: 13 de janeiro 2022
Realização: Mathieu Amalric
Distribuidor: Leopardo Filmes


Adaptação da peça de teatro "Je Reviens de loin", de Claudine Galea, Abraça-me com Força apresenta-nos a história de Clarisse (Vicky Krieps), uma mulher que parece abandonar o marido e os filhos. Este evento disruptivo é o ponto de inflexão para um melodrama que retrata a perda ao longo dos anos.

O Bom Patrão



Estreia: 20 de janeiro 2022
Realização: Fernando León de Aranoa
Distribuidor: Pris


Ansiosamente a aguardar pela visita da comissão de trabalho para um prémio de excelência empresarial, o proprietário de uma empresa de fabrico de balanças industriais (Javier Bardem) tenta resolver, em tempo recorde, os problemas dos seus trabalhadores que são, igualmente, os seus próprios problemas.

Ilusões Perdidas


Estreia: 20 de janeiro 2022
Realização: Xavier Giannoli
Distribuidor: NOS Audiovisuais


Lucien (Benjamin Voisin) é um jovem poeta desconhecido na França do século XIX, com grandes esperanças e aspirações. Deixa a tipografia na sua província natal para tentar a sorte em Paris sob tutela da sua mecenas. Rapidamente deixado à sua sorte nesta fabulosa cidade, Lucien descobrirá os meandros deste mundo submisso à lei do lucro e do fingimento. Uma comédia humana onde tudo tem um preço, seja sucesso literário ou imprensa, política ou sentimentos, reputações ou almas... Adaptação a partir da obra de Honoré de Balzac.

Memória


Estreia: 27 de janeiro 2022
Realização: Apichatpong Weerasethakul
Distribuidor: Midas Filmes

Desde que ouviu um estrondo ao amanhecer que Jessica não consegue dormir. Torna-se amiga de Agnes, uma arqueóloga que estuda vestígios humanos recuperados nas escavações da construção de um túnel. Jessica visita Agnes no local das escavações numa pequena cidade na montanha. Junto ao rio, encontra Hernan, um pescador que guarda muitas memórias. À medida que o dia se aproxima do fim, Jessica começa a recuperar o sentido da audição.

A Filha Perdida



Estreia: 3 de fevereiro 2022
Realização: Maggie Gyllenhaal
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Sozinha numas férias à beira-mar, Leda (Olivia Colman) fica obcecada com uma jovem mãe e a sua filha ao observá-las na praia. Enervada com a relação cúmplice entre as duas (e a sua família numerosa, barulhenta e ameaçadora), Leda é dominada pelas suas próprias memórias do terror, confusão e intensidade da maternidade precoce. Um ato impulsivo atira Leda para um mundo estranho e sinistro da sua própria mente onde é obrigada a enfrentar as escolhas não convencionais que fez enquanto jovem mãe e as suas consequências.

Descerrando os Punhos



Estreia: 3 de fevereiro 2022
Realização: Kira Kovalenko
Distribuidor: Legendmain


Sobrevivente do atentado na escola de Beslan em 2004, a jovem Ada planeia a fuga da sua vida numa pequena cidade russa na Ossétia do Norte.


A Criança
 

Estreia: 10 de fevereiro 2022
Realização: Marguerite de Hillerin, Félix Dutilloy-Liégeois
Distribuidor: Leopardo Filmes

Em meados do século XVI, Lisboa é uma cidade cosmopolita, onde o apogeu de um poder que a expansão trouxera começa a esboroar-se, ao mesmo tempo que se instala a rigidez de uma Inquisição cada vez mais prepotente. Perto de Lisboa, Bela (João Arrais), um adolescente adoptado por um casal franco-português de abastados negociantes, vive uma intensa história de amor com Rosa (Inês Pires Tavares) e uma história de amizade com Jacques (Loïc Corbery), amigo dos pais adoptivos. Bela tenta encontrar o seu lugar, mas uma sucessão de acontecimentos incontroláveis (causados por equívocos, ambiguidades, ciúmes…), conduzem ao desastre.

Adaptação livre do conto “Der Findling”, de Heinrich von Kleist (em Portugal foi publicado com o título “O Órfão”, numa tradução de José Maria Vieira Mendes), "A Criança" é a primeira longa-metragem de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, também autores do argumento.

A Pior Pessoa do Mundo 


Estreia: 10 de fevereiro 2022
Realização: Joachim Trier
Distribuidor: Alambique

Julie, que em breve fará 30 anos, não parece conseguir assentar. Quando pensa ter conseguido alguma estabilidade com Aksel, um escritor de sucesso de 45 anos, conhece o jovem e bonito Elvind.


Cyrano


Estreia: 17 de fevereiro 2022
Realização: Joe Wright
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Em Cyrano, o premiado realizador Joe Wright envolve os espetadores numa harmonia de emoções, música, romance e beleza, reinventando esta intemporal história sobre um comovente triângulo amoroso. Um homem à frente do seu tempo, Cyrano de Bergerac (interpretado por Peter Dinklage) deslumbra tanto com os seus ferozes jogos de palavras em disputas verbais, como com a sua esgrima formidável em duelos. Mas, convencido de que a sua aparência o torna indigno do amor de uma fiel amiga - a resplandecente Roxanne (Haley Bennett) - Cyrano não lhe declara os seus sentimentos e Roxanne apaixona-se à primeira vista por Christian (Kelvin Harrison, Jr.).

Os Predadores


Estreia: 17 de fevereiro 2022
Realização: Pietro Castellitto
Distribuidor: Risi Film

Esta é a história de duas famílias de extremos opostos: os Pavone, burgueses intelectuais, e os Vismara, proletários fascistas. Duas tribos que partilham a mesma selva: Roma. Um incidente trivial fará com que os dois pólos colidam. A loucura e irreverência de um jovem de 25 anos despoleta um confronto e uma revelação: afinal, todos têm um segredo e ninguém é o que parece. Somos todos predadores.


Belfast


Estreia: 24 de fevereiro 2022
Realização: Kenneth Branagh
Distribuidor: Cinemundo

A história comovente de amor, riso e perda na infância de um jovem rapaz, por entre a música e o tumulto social do final dos anos 60.

Competição Oficial


Estreia: 3 de março 2022
Realização: Gastón Duprat, Mariano Cohn
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Quando um empreendedor multimilionário decide impulsivamente criar um filme icónico, ele exige os melhores e recruta a conhecida realizadora Lola Cuevas (Penélope Cruz) para orquestrar a sua ambiciosa proposta. A completar um elenco de estrelas são escolhidos dois atores de enorme talento, e egos ainda mais colossais: o grande galã de Hollywood Félix Rivero (Antonio Banderas) e o radical ator de teatro Iván Torres (Oscar Martínez). Embora sejam lendários no ramo, os dois não são propriamente grandes amigos. Sujeitos por Lola a uma série de testes cada vez mais excêntricos, Félix e Iván têm de se confrontar não só um com o outro, como também com os seus próprios legados. Qual deles restará quando a câmara começar finalmente a filmar?

Um Herói


Estreia: 3 de março 2022
Realização: Asghar Farhadi
Distribuidor: Alambique

Rahim está na prisão por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, tenta convencer o credor a retirar a queixa contra o pagamento de parte da soma. Mas as coisas não correm como planeado.

Vortex


Estreia: 3 de março 2022
Realização: Gaspar Noé
Distribuidor: Legendmain

Os últimos dias de um casal que sofre de demência.

Cordeiro


Estreia: 31 de março 2022
Realização: Valdimar Jóhannsson
Distribuidor: Films4You

A rotina de María e Ingvar, um casal que vive na Islândia rural, é interrompida quando descobrem um bizarro recém-nascido no seu curral de ovelhas. Este evento leva o casal a tomar uma decisão que desafia as leis da natureza.


O Homem do Norte


Estreia: 21 de abril 2022
Realização: Robert Eggers
Distribuidor: Cinemundo

Do aclamado realizador Robert Eggers ( “O Farol”, “A Bruxa”) chega-nos “O Homem do Norte”, um filme com um elenco de estrelas que reúne Alexander Skarsgard, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe e Björk. “O Homem do Norte” é um thriller épico de vingança que explora quão longe um príncipe Viking é capaz de ir para fazer justiça pelo assassinato do seu pai.

À Procura de Anne Frank


Estreia: 5 de maio 2022
Realização: Ari Folman
Distribuidor: NOS Audiovisuais

O filme acompanha a vida de Kitty, a amiga imaginária a quem Anne Frank dedicou o seu diário. Adolescente impetuosa, Kitty ganha vida como que por magia na casa de Anne em Amesterdão, e parte numa busca incessante para encontrar Anne que acredita ainda estar viva nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que Kitty fica chocada ao confrontar-se com o mundo moderno, ela também encontra o legado deixado por Anne Frank.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema