Filmes de Teresa Villaverde e João Botelho disponíveis online
"Os Mutantes" (1998), de Teresa Villaverde

Cinema Português  

Filmes de Teresa Villaverde e João Botelho disponíveis online

Um conjunto de obras dos dois cineastas portugueses pode agora ser visto a partir de casa.

Os filmes "Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?", e "Os Mutantes", de Teresa Villaverde estão a partir de agora disponíveis online.

"Os Mutantes", de 1998, escrito e realizado pela cineasta, pode ser visto desta forma até 25 de Abril, no Vimeo da Alce Filmes. "Où en êtes-vous, Teresa Villaverde? está disponível no canal YouTube do Centre Pompidou, que dedicou uma retrospetiva à realizadora, em 2019.

Link para "Os Mutantes"

Com Ana Moreira, Alexandre Pinto como protagonistas, Os Mutantes (1998) estreou internacionalmente no festival de Cannes. Escrito e realizado por Teresa Villaverde, o filme leva-nos às vidas de três jovens, em Lisboa, que não se encaixam em lado nenhum. Nunca se rendem, estão sempre à procura de alguma coisa. São mutantes de uma realidade que os oculta, por recusarem as coisas como elas são. Existem numa vertigem e não aceitam o lugar que lhes impõem, a sorte que lhes reservam. O mundo dos esquecidos, dos sobreviventes, os seus laços de solidariedade, os seus códigos, as suas poucas esperanças. Bairros em que habitam. Instituições de acolhimento.

Link para "Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?"

"Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?" (2019) surgiu no âmbito da retrospectiva realizada no Centre Pompidou, em Paris, onde teve estreia mundial. Em Portugal, estreou no DocLisboa, em Outubro. Trata-se de um documentário em curta-metragem filmado na quadra da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, em Fevereiro do ano passado, o dia da votação do júri que atribui o título de campeã à escola vencedora do Carnaval após os desfiles no Sambódromo.

Também a partir de hoje, a Ar de Filmes disponibiliza três documentários assinados por João Botelho sobre a região de Trás-os-Montes, de onde o cineasta é natural, realizados entre 2007 e 2012 em parceria com o Ministério da Cultura, através da Delegação de Cultura da Região Norte.

Hoje, está disponível o primeiro filme desta trilogia, "A Terra Antes do Céu" (2007). A partir de 10 de abril, ficará online "Para Que Este Mundo Não Acabe!" (2009) e, por fim. a partir de 14 de abril poderá ser visto "Anquanto la lhéngua fur cantada" (2012).

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português