Filmes portugueses entre os melhores do ano para imprensa norte-americana
"O Estranho Caso de Angélica" é um dos três filmes distinguidos na lista dos melhores do ano da revista "New Yorker".

Cinema PortuguêsManoel de Oliveira  

Filmes portugueses entre os melhores do ano para imprensa norte-americana

A cinematografia portuguesa tem presença alargada na lista das melhores longas-metragens do ano em três prestigiadas publicações norte-americanas

Os críticos de cinema norte-americanos das revistas Slant, The New Yorker e Some Came Running escolheram filmes de Pedro Costa, Miguel Gomes e Manoel de Oliveira como dos melhores estreados nos Estados Unidos em 2010.

São três as presenças nacionais na lista da New Yorker:

"O Estranho Caso de Angélica" de Manoel de Oliveira, em oitavo; "Aquele Querido Mês de Agosto" de Miguel Gomes, uma produção de 2008 que só este ano chegou aos EUA, em décimo; e "Ne Change Rien" de Pedro Costa. em décimo primeiro.

A New Yorker é a mais generosa e as referências a Portugal não terminam aqui: o filme "A Religiosa Portuguesa", do franco-americano Eugène Green, ocupa a 15ª da tabela liderada por "Shutter Island" de Martin Scorsese.

Na lista de 25 filmes da revista Slant, "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes, surge em 22º lugar, "Singularidades de uma Rapariga Loura", de Manoel de Oliveira, em 15º, e "Ne Change Rien", de Pedro Costa, em 12º. A lista e

Finalmente, no blog Some Came Running, "Ne Change Rien" é o único filme português numa lista de apostas para melhores de 2010, aparecendo na 18ª posição.

> Lista completa da New Yorker: The 25 Best Films of 2010
> Lista dos 25 melhores da revista Slant: Best of 2010
> Lista do blog Some Coma Running: Bests, round one

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsManoel de Oliveira