25 Mai 2023 10:57

Uma vaga de melancolia tomou conta da Croisette. Após o acolhimento positivo concedido a “Dead Leaves”, do realizador finlandês Aki Kaurismäki (“Dead Leaves”). foi a vez de Nanni Moretti subir ao palco na quarta-feira com um nostálgico “Il Sol Dell’Avvenire”.

O cineasta italiano de 69 anos, vencedor da Palma de Ouro em 2001 com “O Quarto do Filho”, apresenta um novo trabalho sobre cinema, empenhamento político e o mundo em mudança.

O filme, que já estreou em Itália, está na competição oficial e promete comover com a história de um cineasta que já não entende os métodos de trabalho dos seus contemporâneos, foi deixado pela mulher e abandonado pela filha.

“Não há tristeza”, afirma Nanni Moretti. “Há a felicidade de criar coisas, de as imaginar e o humor. “Espero que não seja um testamento”, disse à AFP.

Moretti sobe ao palco com este cocktail de sentimentos que se apresenta como agridoce dois dias após outro habitué de Cannes, o finlandês Aki Kaurismäki.

Este especialista em azedume viu “Les feuilles mortes” ser muito bem recebido com um romance ao estilo de Baudelaire sobre duas almas solitárias numa Finlândia chuvosa e operária.

O autor de “Le Havre” e “O Homem Sem Passado” conta a história do encontro improvável entre uma caixa de supermercado despedida por ter roubado uma sanduíche e um homem alcoólico. Um encontro falhado, um acidente… tudo parece conspirar para que os dois amantes nunca mais se encontrem.

A pureza dos diálogos e da encenação, as situações humorísticas e o sentido de desfasamento, tornam este filme num dos poucos a ser aplaudido nas sessões de imprensa. Kaurismäki, que desta vez reduziu o enredo ao essencial, está no seu melhor.

Tal como “Il Sol Dell’Avvenire”, de Moretti, “Dead Leaves” é uma homenagem maliciosa ao cinema, algures entre “Luzes da Cidade”, de Chaplin, e “Only Lovers Left Alive”, de Jim Jarmusch.

Num ano em que o júri é presidido por Ruben Östlund, fã confesso do trabalho de Kaurismäki, o filme apresenta-se ainda como um dos preferidos dos críticos internacionais inquiridos pela revista de referência Screen.

  • AFP
  • 25 Mai 2023 10:57

+ conteúdos