Fogo-Fátuo na lista de filmes recomendados para os European Film Awards

Cinema Português  

"Fogo-Fátuo" na lista de filmes recomendados para os European Film Awards

O filme de João Pedro Rodrigues integra a primeira seleção de candidatos à nomeação para os prémios do cinema europeu.

O Conselho da Academia Europeia de Cinema anunciou os 30 filmes da selecção de longas metragens que vão concorrer aos Prémios Europeus de Cinema 2022.

Dos escolhidos faz parte "Fogo-Fátuo", do português João Pedro Rodrigues, primeira incursão do realizador pelos terrenos da comédia e do musical. Melhor filme da semana dos realizadores no Festival de Bruxelas, teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores em Cannes.

A selecção representa uma recomendação do Conselho da Academia para os membros da Academia que vão escolher os nomeados. Outros 10 a 15 títulos serão acrescentados em setembro.

Os Prémios de Cinema Europeu (European Film Awards), distinguem anualmente as maiores realizações do cinema europeu e serão entregues a 10 de Dezembro em Reykjavík, na Islândia.

São elegíveis as longas metragens europeias que, entre outros critérios, tiveram a primeira exibição oficial entre 1 de junho de 2021 e 31 de maio de 2022 e têm um realizador europeu.

Dos escolhidos fazem parte as longas metragens espanholas "Alcarrás", de Carla Simón, e "Madres Paralelas", de Pedro Almodóvar; o Palma de Ouro de Cannes, "Triangle of Sadness", do sueco Ruben Östlund, "Belfast", de Kenneth Brannagh, e as obras mais recentes de cineastas comos os irmãos Dardenne, Matteo Garrone, ou Mia Hansen-Løve.

A relação completa está disponível no site da Academia Europeia de Cinema.

A lista final de nomeações em todas as categorias será revelada a 8 de novembro.

por
publicado 21:52 - 18 agosto '22

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português