Frankenstein agora na televisão
Boris Karloff no clássico de 1931, sob a direcção de James Whale

Séries TV  

Frankenstein agora na televisão

Um dos grandes mitos do cinema de terror vai renascer na... televisão; o anúncio foi feito pela NBC, que irá produzir uma série "Frankenstein", baseada no clássico de Mary Shelley.

Assim vai o mundo do cinema: renasce na televisão...

É isso, pelo menos, que anuncia a NBC (um dos grandes canais nacionais dos EUA, onde estão sediados programas como "The Tonight Show", de Jay Leno, ou o lendário show cómico "Saturday Night Live"): "Frankenstein" será uma série de televisão, com formato e elenco ainda por definir; sabe-se apenas que os argumentistas serão Russel Friend e Garrett Lerner, produtores executivos da série "House" (canal Fox).

Esta ligação da NBC à temática do monstro criado por um cientista não decorre apenas da vontade de revisitar o clássico "Frankenstein", de Mary Shelley, cuja primeira edição data de 1818.

Acontece que a NBC pertence à NBC Universal que, por sua vez, integra os estúdios de cinema da Universal, detentores dos direitos de tratamento de várias personagens da tradição do terror e do fantástico, incluindo Frankenstein. Essa foi uma tradição especialmente forte no arranque do cinema sonoro, tendo como emblema fundador o "Frankenstein", de James Whale, com Boris Karloff, lançado há quase 80 anos (a 21 de Novembro de 1931).

"Frankenstein" já deu origem a uma série de televisão, em 1973, com Leonard Whiting, Michael Sarrazin, James Mason e Jane Seymour. Mais recentemente, em 1994, surgiu uma nova adaptação cinematográfica: chamava-se "Mary Shelley's Frankenstein" e era dirigida e interpretada por Kenneth Branagh, com Robert De Niro no papel da "Criatura".

por
publicado 23:58 - 09 agosto '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoTerror