Um filme de


joao lopes
25 Mar 2017 23:35

Infelizmente, não há muito a dizer sobre "Eusébio – História de uma Lenda", o filme de Filipe Ascensão que evoca a carreira de Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014), tendo como base uma colecção de depoimentos do próprio protagonista.

Estamos perante um daqueles casos em que, de facto, a mera acumulação de informação não faz, por si só, um discurso fílmico interessante. É óbvio que há materiais de arquivo muito interessantes, desde as transmissões a preto e branco até às imagens a cores da longa-metragem "Mundial de Futebol – 66" (que, na época, estreou nas salas de cinema). Mas há também uma dramática incapacidade de gerir tais materiais.
Primeiro, faltam dados que contextualizem todos os jogos recordados. Depois, a relação entre imagens de jogos e imagens de espectadores tende a ser repetitiva ou arbitrária. Enfim, sendo o futebol um desporto tão sedutor, não se pode dizer que assistamos, aqui, a qualquer tentativa de compreender a sua complexidade interior — e, em particular, as diferenças entre o modo como se praticava na época áurea de Eusébio e a actualidade.
Fica um discurso de "sagração" de Eusébio, como se só fosse possível falar de jogadores de futebol colocando-os num plano de potencial divinização. É pena que tudo se salde por uma oportunidade perdida, quanto mais não seja porque estamos, como é claro, perante uma figura inscrita no imaginário de várias gerações de portugueses.

+ críticas