GABBEH (1996)

DVD  

GABBEH (1996)

Sobretudo graças a Abbas Kiarostami (esta semana com um novo filme em estreia: "Cópia Certificada"), o cinema iraniano tem conquistado uma posição de prestígio em muitos circuitos internacionais. Nesse processo, o nome de Mohsen Makhmalbaf é também fundamental. "Gabbeh" ilustra de forma exemplar um princípio chave do seu trabalho: a ligação criativa entre um olhar quase documental e o apelo fantástico do património das lendas do seu país.

"Gabbeh" é uma palavra que serve para designar um tapete — filmado por Mohsen Makhmalbaf, um tapete é algo mais do que um objecto vulgar do quotidiano. Neste caso, a sua existência abre a narrativa fílmica para um mundo de novas cores e formas em que as rotinas do dia a dia se confundem com uma fantasia eminentemente poética.

Se é verdade que os modelos correntes de informação favorecem a proliferação de clichés simplistas sobre os países "estrangeiros", então pode dizer-se que filmes como este servem também para contrariar os efeitos de tais clichés. E tanto mais quanto Makhmalbaf trabalha em íntima aliança com a pulsação de uma genuína cultura popular.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD