Gaiola Dourada nomeado para César

Mais CinemaCinema Europeu  

"Gaiola Dourada" nomeado para César

O filme do realizador luso-francês Ruben Alves é candidato a melhor primeira obra; a comédia "Les Garçons et Guillaume, à la Table" lidera nomeações.

A primeira longa-metragem de Ruben Alves, filho de emigrantes portugueses, surge entre os filmes nomeados para o César de melhor primeira obra.

É  mais uma distinção para um filme que foi um sucesso europeu: foi visto por mais de um milhão de espectadores em França, totalizou 754.195 espetadores em Portugal, e recebeu o prémio do público nos Prémios Europeus de Cinema.

A lista de candidatos aos prémios César 2014 foi divulgada pela Academia de Cinema de França e contempla filmes estreados em sala em 2014.

O mais nomeado é a comédia "Les Garçons et Guillaume, à Table", escrito, realizado e intepretado por Guillaume Gallienne. Totalizou 10 nomeações, incluindo melhor filme, melhor diretor, melhor obra de estreia (compete com Rune Alves), melhor ator e melhor argumento adaptado.

Neste filme autobiográfico, Gallienne interpreta o papel de si próprio e da sua mãe, que o tratava como "a filha que nunca teve". O filme é uma adaptação da peça de teatro, escrita também pelo ator.

Na categoria de melhor filme, "Les Garçons et Guillaume, à Table" compete com duas obras já estreadas em Portugal: "A Vida de Adèle", de Abdellatif Kechiche, que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e "O Desconhecido do Lago", de Alain Guiraudie. Ambos estão nomeados para oito categorias.

Entre os nomeados na categoria de melhor filme surgem ainda "Jimmy P: Realidade e Sonho", de Arnaud Desplechin, "O Passado", de Asghar Farhadi, e "Vénus de Vison", de Roman Polansk (todos exibidos em Portugal) e "9 Mois Ferme", realizado por Albert Dupontel,

Os sete realizadores das sete longas metragens nomeadas para melhor filme estão também nomeados para melhor realizador.

Na categoria de melhor ator estão nomeados Mathieu Amalric ("Vénus de Vison"), Michel Bouquet ("Renoir"), Albert Dupontel ("9 Mois Ferme"), Grégory Gadebois ("Mon Âme Par Toi Guérie'), Fabrice Luchini ("De Bicicleta com Molière") e Mads Mikkelsen ("Michael Kohlhaas").

Na categoria de melhor atriz o prémio é disputado por Fanny Ardant ("Les Beaux Jourd"), Bérénice Bejo ("O Passado"), Catherine Deneuve ("Elle s'en Va"), Sara Forestier ("Suzanne"), Snadrine Kiberlain ("9 Mois Ferme"), Emmanuelle Seigner ("Vénus de Vison") e Léa Seydoux ("A Vida de Adèle").

Os Césares serão entregues dia 28 de ferereiro em Paris. Veja aqui a lista de nomeados.

 

por
publicado 16:44 - 31 janeiro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Europeu