Os prémios da Associação de Imprensa Estrangeira: de que falamos quando falamos de Hollywood?
Globos de Ouro • Oscar 2011
Globos de Ouro: afinal, onde está Hollywood?...
Nos prémios da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, não se falou de imprensa... Resta saber se ainda há espaço para alguma forma de cinefilia.
Estranha sensação de ressaca nos prémios da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood... Afinal, onde está a imprensa numa cerimónia onde não se disse nada de consistente sobre o que seja, no nosso presente, fazer jornalismo sobre cinema? Mais do que isso: que é feito de Hollywood?
Não vale a pena insistir muito no imenso equívoco que, ao longo das décadas, se foi instalando com a sugestão de que os Globos de Ouro "antecipam" os Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Além de haver quase tantas diferenças como coincidências nas respectivas escolhas, não existe paralelismo possível entre cerca de oito dezenas de jornalistas de origens muito diversas e um colectivo de mais de cinco mil profissionais ligados à mais poderosa indústria cinematográfica do mundo.
Repare-se, em todo o caso, nas peripécias que acompanharam esta 68ª edição — primeiro, com as sugestões que circularam sobre eventuais envolvimentos de jornalistas da associação que organiza os Globos com estratégias de marketing dos estúdios; depois, com as polémicas mais ou menos explícitas em torno de alguns dos gags que Ricky Gervais aplicou na sua apresentação.
Independentemente da pertinência ou do interesse de tais factos, o seu protagonismo mediático é revelador de uma visão (?) do cinema em que os valores clássicos da cinefilia foram substituídos pela especulação e pelo anedótico.
A questão não é, portanto, se os Globos de Ouro são "justos" ou "injustos" (deixemos esses dramas para os comentadores de futebol que tratam o imponderável de qualquer desporto como emanação de uma justiça que só eles conhecem) — a questão é se, no meio do "barulho das luzes", ainda estamos a falar de cinema... Ou ainda: se Hollywood deixou de ser um conceito para passar a só ser reconhecido como uma colecção de fait divers.
por João Lopes
publicado 14:56 - 21 janeiro '11