A entidade que atribui os Globos de Ouro tomou medidas decorrentes da situação de pandemia
Hollywood
Globos de Ouro criam novas regras de elegibilidade
Também os prémios de cinema estão a ser afectados pela urgência sanitária que estamos a viver: a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, entidade que atribui os Globos de Ouro, já alterou algumas das suas regras.
Artigo recomendado:
Globos de Ouro
Vencedores dos Globos de Ouro 2020: "1917" e "Era uma Vez em Hollywood" ganham categorias de melhores filmes
A 77ª edição dos prémios da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood decorreu esta noite com apresentação do humorista britânico ...
Como vão ser atribuídos os próximos prémios de cinema?
Eis uma pergunta que, face à actual conjuntura de pandemia, começa a ser formulada nos mais diversos contextos. Escusado será lembrar que em muitos países — dos industrialmente mais poderosos aos que têm um mercado reduzido —, essa é uma questão que, mais tarde ou mais cedo, vai ser necessário resolver.
Uma das primeiras decisões provém dos EUA, mais concretamente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a entidade responsável pela atribuição dos Globos de Ouro — recorde-se que na edição deste ano, celebrando a produção de 2019, os principais premiados foram "1917" e "Era uma Vez em Hollywood", vencedores nas categorias de "drama" e "musical ou comédia", respectivamente.
Assim, para já, a associação [HFPA] divulgou a alteração de duas normas de funcionamento envolvendo os critérios de elegibilidade dos filmes:
— a organização, por parte dos distribuidores, dos tradicionais visionamentos dos novos filmes para os membros da associação será substituída pelo envio desses mesmos filmes a todos os membros da HFPA, através de link ou DVD — esta norma fica estabelecida, para já, para os lançamentos verificados entre 15 de março e 30 de abril.
— serão também considerados elegíveis para os Globos de Ouro os filmes que tinham lançamento agendado para o mesmo período e que, entretanto, devido ao encerramento das salas, só serão difundidos em circuitos da Net.
Entretanto, aguardam-se medidas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood — recorde-se que a cerimónia dos Óscares referentes à produção de 2020 foi marcada para 28 de fevereiro de 2021.
por João Lopes
publicado 19:50 - 26 março '20