Goya: Blancanieves lidera nomeações
Mariel Verdu, a raínha má na versão espanhola de Branca de neve.

Mais CinemaCinema Europeu  

Goya: "Blancanieves" lidera nomeações

Uma nova versão do conto dos irmãos Grimm seduz profissionais de cinema em Espanha.

O filme mudo "Blancanieves", de Pablo Berger, recriação do conto infantil "Branca de Neve", lidera os prémios espanhóis de cinema Goya com 18 nomeações, anunciou hoje a Academia de Cinema de Espanha.

O filme, descrito como um melodrama gótico rodado a preto e branco, e escolhido por Espanha para os Óscares, está indicado nos Goya em categorias como melhor filme, realização, representação masculina e feminina.

A produção superou, nas nomeações, dois outros filmes que ainda assim são dados como favoritos: "Grupo 7", de Alberto Rodríguez, que soma 16 nomeações, e "O Impossível", de Juan Antonio Bayona, com 14 nomeações e que conta com Ewan McGregor e Naomi Watts no elenco.

Na categoria de melhor filme ibero-americano estão indicados "Infancia clandestina" (Argentina), "Siete cajas" (Paraguai), "Después de Lucía" (México) e "Juan de los muertos" (Cuba).

Entre os candidatos a este prémio chegou a estar indicado "Florbela", de Vicente Alves do Ó, mas o filme não chegou às nomeações finais.

Para o Goya de melhor longa-metragem europeia estão nomeados "Shame" (Reino Unido), de Steve McQqueen, e três produções francesas: "Dans la maison", de François Ozon, "Amigos inseparáveis", de Olivier Nakache e Eric Toledano, e "De rouille et d'os", de Jaques Audiard.

Os vencedores dos Goya, os mais importantes prémios do cinema de Espanha, serão anunciados a 17 de fevereiro em Madrid.

"Blancanieves" tem estreia prevista em Portugal no dia 25 de abril. "O Impossível" chega ao cinema já no dia 24 de janeiro.

por
publicado 15:15 - 08 janeiro '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Europeu