Oscar 2011: actores secundários
Grandes protagonistas na sombra
Christian Bale e Hailee Steinfeld estreiam-se nos oscars e têm possibilidades de ganhar à primeira.
A composição de uma personagem real pode ser tarefa ingrata para o actor que sofre os efeitos de comparação, mas pode ser também uma oportunidade para conhecer a matéria prima de um desempenho memorável. É o caso de Christian Bale que se transforma em antigo lutador de boxe, nos subúrbios de Boston. Uma lenda local que vive de êxitos do passado, no filme "The Fighter - Último Round".
Dicky Eklund tem a dualidade de quem não se recuperou do vicio de crack que lhe destruiu a carreira, mas parece também ainda não ter deitado a toalha ao chão. Continua a perseguir um sonho através do irmão mais novo interpretado por Mark Walberg, a quem ensina os ossos do oficio de um lutador. Christian Bale já provou que tem estirpe de camaleão no cinema, podendo ser o musculado "Batman - O Cavaleiro das Trevas" ou a figura esquelética e perturbadora de "O Maquinista". Nunca teve uma nomeação e isso pode chegar para garantir um oscar. Até aqui dividiu os prémios com Geoffrey Rush, mas garantiu a escolha do sindicato dos actores.
No domínio da mais pura ficção, Hailee Steinfeld, com apenas 15 anos, faz a estreia em longas metragens no difícil território do western. Guiada pelos irmãos Coen e rodeada de um elenco de renome, a jovem actriz constrói a personagem de uma adolescente cheia de fibra e coragem, disposta a correr todos os riscos para encontrar o assassino do pai.
A academia já premiou a juventude e as grandes revelações em anos anteriores, no caso de Halee Seinfeld seria também premiar a capacidade de criar um desempenho num género que praticamente invisível nas salas de cinema hoje em dia. Ela transforma-se numa mulher de armas, num contexto onde as personagens masculinas são o centro das atenções.
Melhor Actriz Secundária
Amy Adams - "The Fighter - O Último Round"
Helena Bonham Carter - "O Discurso do Rei"
Melissa Leo - "The Fighter - O Último Round"
Haille Steinfeld - "True Grit - Imperdoável"
Jacki Weaver - "Animal Kingdom"
Aposta Cinemax: Haille Steinfeld
Outsider: Melissa Leo tem sido a mais premiada das actrizes secundárias, no papel da mãe da família disfuncional do filme "Último Round". Foi a escolha do sindicato dos actores, mas pode ficar sem prémios se a academia quiser evitar uma concentração de oscares, o filme "Último Round" sai da cerimónia apenas com a vitória de Christian Bale.
Melhor Actor Secundário
Christian Bale - "The Fighter - O Último Round"
Jeremy Renner - "A Cidade"
Mark Rufalo - "Os Miúdos Estão Bem"
Geoffrey Rush - "O Discurso do Rei"
John Hawkes - "Despojos de Inverno - Winter's Bones"
Aposta Cinemax: Christian Bale
Outsider: Geoffrey Rush é o terapeuta da fala de "O Discurso do Rei", e também o confessor e homem comum capaz de tirar o monarca do pedestal, para poder lidar com o problema e com o mundo à sua volta. Seria um justo vencedor se não existisse Christian Bale.
-
Oscar 2011: melhor actorJeff Bridges vs. Colin Firth: o reencontro Os dois actores reeditam um duelo onde Colin Firth leva vantagem.
-
Oscares 2011: melhor actrizNatalie Portman vs. Annette Bening: confronto de gerações Experiência ou veterania? Duas actrizes de gerações distintas à procura do grande reconhecimento.
-
Oscar 2011: melhor filme"A Rede Social" vs. "O Discurso do Rei": o dilema A Academia vai premiar o filme mais reconhecido pela crítica ou o mais nomeado e premiado pelas Associações Profissionais?
-
Oscar 2011: melhor realizadorDavid Fincher vs. Tom Hooper: estilos diferentes Dois realizadores procuram a ribalta com filmes que contam histórias de bastidores.