1 Mar 2022 17:34

A direção do Festival de Cannes revelou esta terça-feira a sua posição relativamente à guerra na Ucrânia. Num comunicado, afirma o  apoio “ao povo da Ucrânia e a todos aqueles que se encontram no seu território”, com particular destaque para “os artistas e profissionais da indústria cinematográfica ucraniana, bem como para as suas famílias, cujas vidas estão agora em perigo”.

Lembrando a sua origem, em 1939, em clima de “resistência à ditadura fascista e nazi”, o festival declara-se indisponível para acolher “delegações oficiais russas”, ou aceitar a presença de “organismos ligados ao governo russo”, até que “a guerra de agressão termine em condições satisfatórias para o povo ucraniano”.

O mesmo comunicado ressalva e saúda “a coragem de todos os que na Rússia arriscam protestar contra a agressão e invasão da Ucrânia”, recordando que “entre eles encontram-se artistas e profissionais do cinema que nunca deixaram de lutar contra o actual regime e que não podem ser associados a estes actos intoleráveis”.

A próxima edição do Festival de Cinema de Cannes decorre de 17 a 28 de maio.

  • CINEMAX
  • 1 Mar 2022 17:34

+ conteúdos