15 Fev 2019 17:18

A decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) de entregar quatro Óscares das categorias técnicas durante os intervalos publicitários da transmissão televisiva não foi aceite de forma pacífica por alguns associados.

Spike Lee, Martin Scorsese e Quentino Tarantino do lado dos realizadores, George Clooney, Brad Pitt e Robert De Niro, Elizabeth Banks e Kerry Washington, entre os atores, são alguns dos nomes que assinaram uma carta aberta de protesto a qualificar a medida como "um insulto".

No documento tornado público na quarta-feira, uma longa lista de membros importantes da indústria, que inclui também diretores de fotografia, montadores e técnicos das áreas de cenografia, som e efeitos visuais, vários deles nomeados e premiados pela Academia, pede-se que a decisão seja anulada e que todas as 24 categorias tenham o mesmo tratamento.

"Relegar estes ofícios cinematográficos essenciais a um estatuto menor na 91ª cerimónia dos Óscares representa nada menos do que um insulto para os que de entre nós dedicaram as vidas e paixões à nossa profissão", afirmam. "Quando o reconhecimento dos criadores do cinema de excelência é rebaixado pela própria instituição cujo propósito é protegê-lo, não mais estamos a manter o espírito da Academia de celebrar o cinema como uma forma de arte colaborativa".

A AMPAS, pelo seu presidente, John Bailey, tem reafirmado a intenção da Academia continuar a "honrar os feitos de todas as 24 categorias dos Óscares" e desvaloriza as mudanças com a ressalva de que os discursos dos vencedores nas quatro categorias serão transmitidos em diferido durante a cerimónia, com planos para uma rotação das categorias afetadas em cada edição.

Em resposta à carta aberta, Bailey tentou tranquilizar os elementos da Academia garantido igualdade de tratamento na apresentação dos prémios.

O objetivo principal da medida é reduzir o tempo da gala de entrega dos Óscares para não mais de três horas.

A 91ª cerimónia de entrega dos Óscares tem lugar a 24 de fevereiro. Os filmes "Roma" e "A Favorita" lideram as nomeações.

  • CINEMAX
  • 15 Fev 2019 17:18

+ conteúdos