Hollywood revisto por Malick
Christian Bale e Cate Blanchett — sob o olhar de Terrence Malick

LEFFEST 2015  

Hollywood revisto por Malick

O encerramento oficial da nona edição do LEFFEST faz-se com a ante-estreia de "Cavaleiro de Copas", de Terrence Malick; entre os eventos do dia, inclui-se ainda a projecção do clássico "América, América" (1963), de Elia Kazan, seguida de um debate sobre a questão dos refugiados.

* LEFFEST — domingo, 15 Novembro 

Terrence Malick é o nome em destaque no último dia do Lisbon & Estoril Film Festival: o seu título mais recente, "Knight of Cups", será apresentado na sessão oficial de encerramento do certame (CCB, 19h30) — o filme chegará às salas no dia 21 de Janeiro de 2016, com o título "Cavaleiro de Copas".

Com um elenco que inclui Christian Bale, Cate Blanchett e Natalie Portman, o filme de Malick centra-se na experiência de um argumentista de cinema (Bale) que, no cenário real & surreal de Los Angeles, tenta fazer frente às suas memórias e fantasmas — tem sido apontado como um capítulo mais das narrativas intimistas iniciadas com "A Árvore da Vida" (2011) e "A Essência do Amor" (2012).


Entre os destaque finais do LEFFEST incluem-se ainda uma lição de cinema pelo cineasta palestiniano Elia Suleiman, tendo como pretexto o clássico "Metropolis"(1927), de Fritz Lang, e a projecção de "Right Now, Wrong Then", o filme sul coreano de Hong Sang-soo que venceu o Leopardo de Ouro de Locarno/2015.

Numa sessão especial no Teatro D. Maria II, há ainda a possibilidade de ver ou rever um dos títulos fundamentais da filmografia de Elia Kazan: "América, América"(1963), centrado na odisseia de um jovem grego da Anatólia que parte à descoberta do "Sonho Americano" — a sessão incluirá o debate 'Terra de um sonho distante - a questão dos refugiados', com a participação de Eduardo Lourenço, José Manuel Rosendo e Ricardo Alexandre.

por
publicado 22:48 - 14 novembro '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival