Cinema Português  

"Hotel Império" de Ivo M. Ferreira com estreia mundial na China

O filme terá a primeira exibição pública no Festival Pingyao Crouching Tiger Hidden Dragon.

"Hotel Império", a quarta longa-metragem assinada por Ivo M. Ferreira terá estreia mundial em Pingyao, antiga e monumental cidade chinesa no nordeste da China, no âmbito do Festival Pingyao Crouching Tiger Hidden Dragon que decorre entre 11 e 20 de outubro.

Protagonizado por Margarida-Vila Nova, o filme pretende afirmar-se como uma crónica da Macau de hoje, 20 anos depois do regresso à China. É a história de Maria, cuja casa sempre foi o Empire Hotel, nos bairros tradicionais de Macau, onde as roupas são estendidas entre os néons e uma rede de fios elétricos entrelaçados toma as ruas inundadas de vapor. Com o pai idoso, o fardo de manter o decrépito hotel cai sobre os seus ombros. Canta o fado num casino onde o jogo e a prostituição andam de mãos dadas, mas o dinheiro é escasso e os especuladores imobiliários tornam-se insistentes. É a este cenário que chega Chu, um jovem misterioso com um interesse obsessivo por Maria.

O Pingyao Crouching Tiger Hidden Dragon International Film Festival (PYIFF) foi criado em 2017 pelo cineasta chinês Jia Zhangke e por Marco Müller, antigo diretor dos festivais de Veneza e Locarno. A designação do festival presta homenagem ao filme "O Tigre e o Dragão" de Ang Lee.

A nova obra de Ivo M. Ferreira sucede a "Cartas da Guerra", baseada na obra de António Lobo Antunes, que estreou na competição oficial da Berlinale, em 2016.

por
publicado 11:51 - 03 outubro '18

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português