26 Mai 2023 23:00

O filme de título provocador “How to Have Sex”, sobre três adolescentes britânicas que saem de férias com o objectivo de beber, ir a discotecas e engatar, ganhou o prémio principal da competição “Un Certain Regard” no Festival de Cinema de Cannes, atribuído sexta-feira com um pequeno contratempo à mistura.

Atrasada e a chegar atrasada do aeroporto, a realizadora Molly Manning Walker não estava na sala quando foi anunciado o prémio para a sua primeira longa-metragem, o que levou o presidente do júri, John C. Reilly, a cantar uma canção para distrair o público durante a espera.

“Acabei de chegar de Itália, pessoal”, disse a realizadora britânica sem fôlego quando finalmente subiu ao palco com uma t-shirt e uns calções de treino.

Manning Walker disse que queria fazer um filme do ponto de vista das raparigas e que espera que a obra possa lançar uma conversa mais ampla sobre o consentimento e o que é bom sexo.

O The Hollywood Reporter resumiu o filme como “marcante” e “um atordoamento silencioso”, enquanto o jornal The Guardian lhe concedeu quatro de cinco estrelas, chamando-lhe “um filme interessante e não sentimental, sem os clichés sobre a chegada à idade adulta”.

“Hounds”, do marroquinho Kamal Lazraq, sobre um pai e um filho de Casablanca que têm de lidar com um rapto que corre mal, recebeu o prémio do júri.

O primeiro filme sudanês incluído na selecção oficial de Cannes, “Goodbye Julia”, recebeu o prémio da liberdade. O realizador Mohamed Kordofani agradeceu ao povo sudanês o seu apoio e o facto de não ter desistido. “No pior momento do meu país, sinto-me extremamente orgulhoso de ser sudanês”, disse.

“A Flor do Buriti”, realizado por João Salaviza e Renee Nader Messora, que acompanha o povo indígena Krahô no coração da floresta brasileira, ganhou o prémio para o melhor elenco.

“Queremos agradecer, lembrar e honrar todos os espíritos dos índios que tiveram as suas vidas interrompidas por massacres no nosso continente sangrento”, disse Nader Messora.

“Un Certain Regard” é uma competição destinada a primeiras obras e novas vozes do cinema mundial que decorre paralelamente à competição que atribui a Palma de Ouro.

  • REUTERS
  • 26 Mai 2023 23:00

+ conteúdos