o que é a escola e o que é a Internet?
Mais Cinema • Cinema Independente • Cinema Norte-americano
Imagens, evidências, pesadelos,
ou o cinema na escola
Quase a fechar o ano, um dos filmes maiores de 2009: "Depois das Aulas", de Antonio Campos, é um retrato da idade da Internet
Num mercado dominado por grandes campanhas — e poucas ideias de marketing que escapem aos modelos universais dessas campanhas —, "Depois das Aulas" é apenas um pequeno filme. Estreia, discretamente, sem nomes sonantes, sem "efeitos especiais" para fazer trailers trepidantes (?), sem clichés promocionais. Apenas uma curiosidade que valerá a pena sublinhar: o argumentista/realizador, Antonio Campos, é um americano (nascido em Nova Iorque, em 1983) de ascendência brasileira.
E, no entanto, "Depois das Aulas" é um filme raro, precioso, completamente ligado a temas e convulsões do nosso presente. Nele se observa, metodicamente — apetece dizer: clinicamente — um mundo habitado por imagens e, em particular, por pequenos filmes vocacionados para o YouTube. No seu centro, está Robert (o espantoso Ezra Miller), um jovem estudante que filma a agonia de duas colegas vitimadas por uma overdose.
No fundo, Antonio Campos encena esse drama muito contemporâneo que consiste em saber — ou não saber — como separar as águas entre o vivido e o filmado. Ou ainda: até que ponto as imagens (e os sons) adquirem uma presença de tal modo obsessiva e generalizada que podem ocupar o lugar daquilo que representam? Quando é que a evidência informativa se faz pesadelo existencial?
Não simplifiquemos. Não se trata de favorecer as dicotomias simplistas. Ninguém pretende pensar a Internet em termos de "pró" e "contra". Trata-se, isso sim, de filmar este nosso admirável mundo novo em que, por vezes, a instabilidade ou a ambivalência das fronteiras cognitivas favorece a diluição, quando não a anulação, das próprias identidades. Em termos mais simples, "Depois das Aulas" é um dos grandes filmes chegados em 2009 às salas portuguesas.


DEPOIS DAS AULAS
De Antonio Campos
com Danielle Baum, Byrdie Bell, Emory Cohen
Drama
107m
M/12
EUA
2008
por João Lopes
publicado 17:24 - 10 dezembro '09