Veneza 2013  

Itália exulta com Leão de Ouro em Veneza

"Sacro GRA" de Gianfranco Rossi ganha o Leão de Ouro: primeiro triunfo italiano em 15 anos e primeiro documentário consagrado no Lido.

O júri presidido por Bernardo Bertolucci fez história no encerramento da 70ª edição do Festival de veneza. "Sacro GRA" é o primeiro documentário a ganhar o Leão de Ouro e o primeiro filme italiano consagrado com o principal prémio do festival desde 1998 ("Cosi Rìdevano" de Gianni Amelio").

É uma escolha oportuna numa edição do festival que incluiu, pela primeira vez, filmes documentais na competição principal.

"Sacro GRA" (ver trailer no topo) propõe um olhar humanista sobre uma dúzia de personalidades que habitam na periferia de Roma, o Grande Raccordo Anulare (GRA) que se estende por 64 quilómetros de autoestrada formando  um anel de 21 quilómetros de diâmetro à volta de Roma.

O realizador Gianfranco Rossi celebrou o facto do festival incluir documentários na competição e agradeceu a generosidade das pessoas que  permitiram que as suas vidas fossem filmadas.

O palmarés final premeia bem o cinema europeu que está atento aos problemas sociais. O filme grego "Miss Violence", um olhar cru sobre a violência sexual num contexto familiar e a falência dos valores morais numa sociedade em crise, recebeu os prémios de realização e interpretação masculina.
 
O júri reforçou a coerência das suas opções destinguindo os filme de Tsai Ming-liang, sobre uma família de vadios na sociedade moderna de Taiwan, e de Philp Gröning, que observa uma vivência conjugal marcada por episódios de violência doméstica.

A consagração dos europeus também inclui a italiana Emma Dante que foi distinguida com a Taça Volpi para melhor atriz, e a dupla formada pelo escritor Jeff Pope e o ator Steve Coogan que receberam o prémio de melhor argumento pelo melodrama "Philomena" de Stephen Frears.


Palmarés 70º Festival de Veneza
Leão de Ouro para Melhor Filme
"Santo GRA", Giang«frabco ROSSI (Itália, França)

Leão de Prata para Melhor Realização
"Miss Violence", Alexandros AVRANAS (Grécia)

Grande Prémio do Júri
"Jiaoyou", Tsai MING-LIANG (Taiwan, França)

Prémio Especial do Júri
"Die Frau des Polizisten, de Philip GRÖNING (Alemanha)

Coppa Volpi Melhor Ator
Themis Panou, "Miss Violence", de Alexandros AVRANAS (Grécia)

Coppa Volpi Melhor Atriz
Elena Cotta, "Via Castellana Bandiera", de Emma DANTE (Itália, Suiça, França)

Prémio Marcello Mastroianni para jovem actor emergente
Tye Sheridan , "Joe", de David Gordon GREEN (Estados Unidos)

Osella para Melhor Argumento
Steve Coogan e Jeff Pope, "Philomena", de Stephan FREARS (Grã-Bretanha)



por
publicado 20:45 - 07 setembro '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2013