João Pedro Rodrigues é jurado em Cannes
João Pedro Rodrigues com as atrizes Jenny Larrue, e Cindy Scrash apresentando "Morrer Como Um Homem" em cannes, 2009. : Sean Gallup/Getty Images Europe)

Cannes 2012  

João Pedro Rodrigues é jurado em Cannes

O realizador português João Pedro Rodrigues vai presidir ao júri das curtas-metragens da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, em França, anunciou hoje a organização.

A Semana da Crítica é uma secção paralela do festival de Cannes, decorrerá de 17 a 25 de maio e destina-se a divulgar novos talentos do cinema, primeiras e segundas obras de realizadores de todo o mundo.

João Pedro Rodrigues foi convidado para presidir ao júri que atribuirá o prémio "Descoberta" à melhor das dez curtas-metragens selecionadas para a competição.

O realizador de "Fantasma", "Odete" e "Morrer Como um Homem" é descrito pela organização como "a grande revelação do cinema português dos últimos anos".

No ano passado, o cineasta português integrou outro júri no festival de Cannes, da Cinéfondation, entidade que escolhe os melhores filmes enviados por escolas e universidades.

João Pedro Rodrigues teve já duas participações com filmes seus em edições anteriores de Cannes: "Odete" (2005) passou na Quinzena dos Realizadores e "Morrer Como um Homem" (2009) foi exibido na secção Un Certain Regard.

O Grande Prémio da Semana da Crítica, que distingue a melhor longa-metragem das sete produções a concurso, será atribuído por um júri presidido pelo realizador francês Bertrand Bonello.

A Semana da Crítica deu a conhecer ao longo da sua história, realizadores como Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Wong Kar Wai e Jacques Audiard.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012