Festival • Cinema Português
João Salaviza na competição de Berlim
A curta-metragem "Rafa" será exibida na seleção oficial, concorrendo ao Urso de Ouro da categoria.
Artigo recomendado:
Rodagem
Rafa, um rapaz em Lisboa
Um adolescente atravessa o rio de Almada para Lisboa, à procura da mãe que está à guarda da polícia. Rafa é o novo herói de uma ...
A curta-metragem "Rafa", do realizador João Salaviza, foi selecionada para a competição do Festival de Cinema de Berlim, que decorrerá em fevereiro, anunciou o Instituto do Cinema e do Audiovisual. Salaviza regressa assim a um grande festival europeu, dois anos depois de ter causado surpresa ao ser distinguido com a Palma de Ouro para curta-metragem, em Cannes, com "Arena", o seu filme de estreia.
"Rafa", protagonizado por Joana de Verona e Rodrigo Perdigão, fará a estreia mundial na Berlinale no dia 15 de fevereiro, a meio do festival que decorrerá entre os dias 9 e 19 daquele mês. O filme integra a secção "Berlinale Shorts II", da qual fazem parte 27 filmes de todo o mundo, que competem pelo prémio máximo, o Urso de Ouro, na área das curtas-metragens.
Este ano a secção competitiva de curtas-metragens é dominada pela ideia "Say goodbye to the story" ("Diz Adeus à História"), com produções que demonstram que as histórias também se podem contar em poucos minutos.
"Rafa" é o único filme português selecionado para a competição de curtas, enquanto "Tabu", de Miguel Gomes, foi selecionado para a competição de longas-metragens de Berlim.
"Rafa" é um filme sobre um miúdo de 13 anos, "idade mítica", que vive na Margem sul e vai a Lisboa à procura da mãe, invertendo o "papel de responsabilidade", explicou João Salaviza ao CINEMAX no verão passado, durante a rodagem (ver artigo associado).
Este filme encerra "uma espécie de trilogia acidental" que junta "Rafa" às anteriores curtas "Arena", premiada em 2009 com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e "Cerro Negro", selecionada este ano para o festival de Roterdão.
Todos estes filmes lidam com a "ilusão de liberdade" e "a relação do indivíduo com a sociedade e a instituição", disse o cineasta.
-
Cinema PortuguêsJoão Salaviza abre horizonte em Cannes "Arena", a segunda curta-metragem realizada pelo jovem João Salaviza, ganhou a Palma de Ouro.
-
FestivalCinema português regressa à competição de Berlim Novo filme de Miguel Gomes é candidato ao Urso de Ouro. É a primeira vez que tal sucede em 12 anos.
por Tiago Alves
publicado 20:09 - 19 janeiro '12