Jodie Foster recebe Palma de Ouro honorária na 74ª edição do Festival de Cannes

Cannes 2021  

Jodie Foster recebe Palma de Ouro honorária na 74ª edição do Festival de Cannes

O festival ensaia um regresso à normalidade de 6 a 17 de julho.

A atriz e realizador norte-americana Jodie Foster receberá a Palma de Ouro honorária do 74.º Festival de Cannes, que será realizado de 6 a 17 de julho na cidade francesa, anunciaram os organizadores esta quarta-feira.

No passado, esta distinção foi atribuída a Jane Fonda, Jean-Paul Belmondo, ou Agnès Varda e "saúda uma carreira artística brilhante, uma personalidade rara e um compromisso discreto, mas firme, com os grandes temas do nosso tempo", afirmam os organizadores num comunicado.

A atriz vencedora de dois Óscares também será a convidada de honra da cerimónia de abertura do festival, que encerrará com a entrega dos prémios do júri presidido por Spike Lee.

“Jodie Foster dá-nos um belo presente ao vir comemorar o regresso do Festival à Croisette. No presente, a sua aura não tem igual: ela encarna a modernidade, a inteligência radiante da independência e a exigência de liberdade”, escreve Pierre Lescure, diretor do Festival de Cannes.

Em 2001, a atriz desistiu com relutância de presidir ao júri do 54.º Festival de Cinema de Cannes para rodar o thriller "Sala de Pânico" com David Fincher.

Sinto-me lisonjeada por Cannes ter pensado em mim e estou muito honrada por poder transmitir algumas palavras de sabedoria, ou contar algumas aventuras a uma nova geração de cineastas”, disse Foster, citada no mesmo comunicado do Festival.

A intérprete de clássicos do cinema como "Taxi Driver" (1976), ou "O Silêncio dos Inocentes" (1991) também rodou em francês - língua que ela domina na perfeição - tendo participado em filmes como "Moi, fleur bleue" de Eric Le Hung (1977), "Le sang des autres" de Claude Chabrol (1984), ou "Um Longo Domingo de Noivado" (2004) de Jean-Pierre Jeunet.

Esta quinta-feira, 3 de junho, o Festival revela a aguardada Seleção Oficial da 74.ª edição.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2021