Kelly Reichardt: um nome a reterna produção independente americana
Daniel London e Will Oldham:
deambulando pelas montanhas do Oregon

Cinema Norte-americanoDVDDVD Memória  

Kelly Reichardt: um nome a reter
na produção independente americana

Um pequeno grande acontecimento no mercado: o lançamento simultâneo de dois filmes (um nas salas, outro em DVD) de Kelly Reichardt

Tendo em conta o carácter arbitrário de muitas formas de lançamento de filmes no mercado cinematográfico, é bom verificar que, de vez em quando, surgem estratégias minimamente coerentes — e, sobretudo, empenhadas em encontrar o seu público potencial.

Acontece agora em torno de Kelly Reichardt, um nome importante da produção independente made in USA: em paralelo com a estreia de "Wendy e Lucy", surgiu no mercado do DVD o seu título anterior, "Old Joy", grande fenómeno do circuito internacional dos festivais (vencedor do Festival de Roterdão de 2006, ex-aequo com "La Perrera", do uruguaio Manolo Nieto, e "Lai Xiao Zi", do chinês Jie Han).

Centrado na deambulação de dois homens pelas montanhas do Oregon, "Old Joy" apresenta-se como uma derivação moderna sobre conceitos clássicos de aventura. Com uma diferença que está longe de ser secundária: na impossibilidade de acreditarem nos valores utópicos do heroísmo, as personagens e os espectadores são projectados numa demanda interior que, em última instância, desafia a identidade de cada um.

Com banda sonora dos Yo La Tengo, o filme conta com Daniel London e Will Oldham nos papéis principais (sendo Oldham mais conhecido pela sua persona musical de Bonnie Prince Billy). Tal como "Wendy e Lucy", "Old Joy" tem como ponto de partida um conto de Jonathan Raymond.

por
publicado 11:13 - 07 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoDVDDVD Memória