Kim Ki-duk premiado com o Leão de Ouro
Realizador sul-coreano Kim Ki-duk exibe o Leão de Ouro (Tony Gentile, Reuters)

Veneza 2012  

Kim Ki-duk premiado com o Leão de Ouro

Filme sobre o capitalismo extremo ganha prémio máximo do Festival de Veneza; "The Master" de Paul Thomas Anderson é o filme mais premiado.

Artigo recomendado:
Kim Ki-duk premiado com o Leão de Ouro
PIETA, de Kim Ki-duk
Veneza, dia 7: o capitalismo extremo O realizador sul-coreano Kim Ki-duk filma uma alegoria obscura e violenta sobre o valor do dinheiro na sociedade contemporânea.
Cinemax Rádio:
Outros Áudios
Veneza 2012 - Palmarés

O drama "Pietà", realizado pelo sul-coreano Kim Ki-duk, foi premiado com o Leão de Ouro, galardão máximo atribuído no 69º Festival de Veneza. O júri presidido pelo norte-americano Michael Mann, consagrou um filme atual e brutal sobre o modo como o dinheiro degrada as relações humanas e sociais, focando a atividade de um cobrador de dívidas que mutila os devedores para receber os prémios do seguro por acidente no local de trabalho (ver artigo recomendado).

Kim Ki-duk salientou que este filme "é dedicado à humanidade, à nossa situação difícil numa crise capitalista extrema". A sua perspetiva foi reconhecida pelo festival, já que "Pieta"  foi um dos 18 filmes da competição oficial que reuniu mais consenso.

"The Master" também foi bem recebido pela crítica e obteve amplo reconhecimento do júri. Paul Thomas Anderson foi premiado na categoria de melhor realizador, e os atores principais Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix partilharam o prémio de interpretação pelos seus desempenhos num filme vagamente inspirado nas origens da Igreja da Cientologia.

O austriaco Ulrich Seidl recebeu o Prémio Especial do Júri por "Paradise: Faith", o segundo tomo de um trilogia iniciada com "Paradise: Love" exibido em Cannes; a israelita Hadas Yaron foi consagrada como melhor atriz em "Fill the Void", o francês Olivier Assayas ganhou o prémio de argumento com o drama político de época "Après Mai", e o italiano Daniele Cipri foi reconhecido pela direção fotográfica de "È Stato Il Figlio ".

Palmarés 69º Festival de Veneza
Leão de Ouro para Melhor Filme
"Pieta", Kim KI-DUK (Coreia do Sul)

Leão de Prata para Melhor Realização
"The Master", Paul Thomas ANDERSON (EUA)

Prémio Especial do Júri
"Paradise: Faith", de Ulrich SEIDL (Áustria)

Coppa Volpi Melhor Actor
Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix, "The Master" (EUA)

Coppa Volpi Melhor Actriz

Hadas Yaron", "Fill the Void" (Israel)

Prémio Marcello Mastroianni para jovem actor emergente

Fabrizio Falco, "È stato il Figlio", de Daniele CIPRI (Itália) e "Bella Addormentata", de Marco BELLOCCIO (Itália)

Osella para Melhor Fotografia
Daniele CIPRI, "È Stato Il Figlio", (itália)

Osella para Melhor Argumento
Olivier ASSAYAS, "Après Mai" (França)

por
publicado 21:34 - 08 setembro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2012