Kôji Wakamatsu: 1936 - 2012

Obituário  

Kôji Wakamatsu: 1936 - 2012

O icónico realizador japonês morreu com 76 anos. Em Portugal é recordado no Espaço Nimas.

Artigo recomendado:
Kôji Wakamatsu: 1936 - 2012
Cinema japonês
Koji Wakamatsu: um nome a descobrir É um dos nomes vitais da renovação do cinema japonês no tempo das "novas vagas": agora, Koji Wakamatsu chega em força ao mercado português.

O premiado cineasta japonês Kôji Wakamatsu morreu cinco dias depois de ter sido hospitalizado na sequência de um atropelamento quando atravessava uma estrada na movimentada zona comercial de Shinjuku, em Tóquio.

Nascido em Abril de 1936, Kôji Wakamatsu era um dos mais prolíficos cineastas japoneses, tendo realizado mais de uma centena de filmes realizados. No decorrer de 2012 apresentou três longas-metragens e as duas mais recentes foram exibidas na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes e no Festival de Veneza.

Marginal e subversivo, Wakamatsu começou por se destacar como um dos nomes mais fortes do cinema pink, uma corrente cinematográfica nipónica caracterizada pelo erotismo na qual o realizador impôs o seu discurso político forte, marcadamente anti-poder.

A sua carreira começou no cinema pornográfico e terminou com a aclamação internacional em produções independentes. Há duas semanas atrás, foi  homenageado como cineasta asiático do ano no festival de Busan, um dos maiores eventos cinematográficos da Coreia do Sul, pela sua contribuição para o cinema independente.

Na ocasião, em declarações à agência de notícias AFP, Wakamatsu reafirmava a sua independência e salientava que "isso ia contra o sistema, no Japão". Numa declaração que o definia reforçava: "tenho que fazer os filmes que estão no coração, em vez dos filmes que outras pessoas querem que faça".

Criticando a forma como a indústria japonesa de cinema funcionava ele colocava-se à margem. "Uma maneira de chamar a atenção é disparar contra as pessoas com uma arma, mas eu escolhi a câmara, em vez da arma. Acho que o cinema significa liberdade e através do cinema, sinto-me livre para fazer o que quiser."

A obra do cineasta foi exibida tardiamente em Portugal. Apenas em 2011, estrearam-se pela primeira vez dois filmes realizados por Wakamatsu: "O Bom Soldado" (considerado melhor filme europeu em Berlim) e "Exército Vermelho Unido" (ver artigo arecomendado).

Cinema Nimas organiza retrospetiva com 4 filmes
O Espaço Nimas, em Lisboa, vai recordar quatro filmes marcantes do cineasta japonês a partir de domingo, 20 de outubro, até 24 de Outubro.

Em 2011, estrearam-se pela primeira vez em Portugal dois filmes realizados por Kôji Wakamatsu “O Bom Soldado” (premiado em Berlim) e “Exército Vermelho Unido”.

Nos dias 20, 22, 23 e 24 de outubro, o Espaço Nimas presta homenagem ao cineasta através da exibição de quatro dos seus mais célebres filmes: "O Êxtase dos Anos, "Sex Jack - Sistema Violado", "Os Segredos Atrás das Paredes" e "Vai, Vai Virgem Pela Segunda Vez".

A exibição dos filmes está integrada também num ciclo especial dedicada ao Erotismo no Cinema japonês, onde está incluída ainda a passagem de filmes como "O Império dos Sentidos", "O Império da Paixão" (ambos de Nagisa Ôshima) e "Os Frutos da Paixão" (de Shûji Terayama).


KôJi Wakamatsu - Espaço Nimas

20 de Outubro - 18h30 - O ÊXTASE DOS ANJOS

22 de Outubro - 21h30 - SEX JACK - SISTEMA VIOLADO

23 de Outubro - 21h30 - SEGREDOS ATRÁS DAS PAREDES

24 de Outubro - 21h30 - VAI, VAI VIRGEM PELA SEGUNDA VEZ

por
publicado 11:34 - 18 outubro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário