LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)

DVDDVD Memória  

LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)

Filme concebido para ecrãs realmente gigantes, a obra-prima de David Lean testemunha uma época exuberante do espectáculo cinematográfico. No papel de T.E. Lawrence, Peter O'Toole é simplesmente genial.

Eis um dos paradoxos mais desconcertantes do nosso presente cinematográfico: por um lado, temos as memórias (nomeadamente em DVD) de cada vez mais títulos de um século de cinema; por outro lado, quase nunca as (re)vemos nas suas condições originais. Exemplo modelar, entre todos: o de "Lawrence da Arábia", a obra-prima de David Lean sobre T. E. Lawrence e a sua saga africana, que deixou de ser visto nos ecrãs, realmente gigantes, para os quais foi concebido.

Dito isto, convém não menosprezarmos as vantagens e maravilhas que a tecnologia nos proporciona. Dito de outro modo: "Lawrence da Arábia" foi relançado em DVD, para todos os efeitos permitindo-nos sentir a vibração de um cinema em que o factor humano nunca se deixa menorizar pela ostentação da técnica.

Vale a pena recordar, a esse propósito, que Peter O'Toole é genial na personagem de Lawrence, numa dessas interpretações que, por direito próprio, entram para a galeria mitológica da história dos filmes. Ironicamente, "Lawrence da Arábia" ganhou sete Oscars — incluindo o de melhor filme de 1962 —, mas O'Toole ficou-se pela nomeação, já que a estatueta dourada foi para Gregory Peck, em "To Kill a Mockingbird/Na Sombra e no Silêncio".

por
publicado 11:13 - 07 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVDDVD Memória