LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival em novembro inspirado na ficção científica
"Dear Comrades!" de Andrey Konchalovskiy, um dos filmes em competição no LEFFEST deste ano.

Festival  

LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival em novembro inspirado na ficção científica

Foram hoje revelados, em conferência de imprensa, os destaques de programação da 14.ª edição, que decorrerá de 13 a 22 de novembro, em Lisboa e Sintra.

Num ano especial, em que o LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival se anuncia inspirado em "2001 - Odisseia no Espaço" (que terá direito a uma sessão especial) e no imaginário da ficção científica, estarão em competição 10 longas-metragens, com outras tantas exibidas fora de concurso numa lista que inclui os vencedores do prémio de melhor filme em três grandes festivais europeus que conseguiram ter lugar em 2020: Berlim, Veneza e San Sebastián.

O evento decorre de 13 a 22 de novembro, em Lisboa e Sintra, com as sessões divididas pelo Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Centro Cultural Olga Cadaval

Entre os convidados presentes no LEFFEST deste ano, a organizaçáo confirmou as presenças dos realizadores Paul Vecchiali e Christian Petzold, da realizadora Mona Fastvold, do actor Jean-Philippe Puymartin, da actriz Lilith Stangenberg e do realizador e actor Mathieu Amalric.

Peter Handke, prémio Nobel da Literatura em 2019; Frédéric Bonnaud, director da Cinemateca Francesa; Gabriel Abrantes, um dos mais importantes jovens cineastas e artistas da actualidade; Neville Wakefield, curador de arte e escritor; e a bailarina, coreógrafa e artista visual Cecilia Bengolea compõem o júri desta edição.

Há ainda espaço para uma retrospectiva integral da obra de Paul Thomas Anderson e homenagens a Clément Cogitore e a Wong Kar-Wai, com exibição de alguns filmes destes cineastas em novas cópias restauradas em 4K.

O ciclo temático "Os Olhares em Confronto", com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca questões sobre as perspetivas e intenções de quem segura a câmara, através de um conjunto de filmes apresentados em sete sessões duplas.

Salvador Sobral apresentará o programa "Noche de Ronda", com um concerto e exibição dos filmes mexicanos "E a Tua Mãe Também" (2001), de Alfonso Cuarón; e Os Esquecidos(1950), de Luis Buñuel.

O Cinemax da RTP terá o seu espaço no LEFFEST com uma sessão onde serão exibidas as curtas-metragens da realizadora Ana Rocha de Sousa recentemente premiada pela sua primeira longa, "Listen", no Festival de Veneza.

Seleção Oficial LEFFEST 2020
Filmes a concurso

"Dear Comrades!", de Andrey Konchalovskiy (2020, Rússia) - Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza

"Effacer L’Historique", de Benoît Delépine e Gustave Kervern (2020, França, Bélgica) - Prémio Especial do Júri no Festival de Berlim

"In the Dusk", de Sharunas Bartas (2020, Lituânia, França, República Checa, Portugal, Letónia)

"Malmkrog", de Cristi Puiu (2020, Roménia, República Checa, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia) - Prémio Encounters para Melhor Realizador no Festival de Berlim

"Orphea", de Alexander Kluge e Khavn (2020, Alemanha)

"Sportin’ Life", de Abel Ferrara (2020, Itália)

"The Best is yet to Come", de Jin Wang (2020, China)

"The World to Come", de Mona Fastvold (2020, EUA)

"Un Soupçon d’Amour", de Paul Vecchiali (2020, França)

"Undine", de Christian Petzold (2020, Alemanha, França)


Fora de Competição


"Charlatan", de Agnieszka Holland (2020, República Checa, Irlanda, Polónia, Eslováquia)

"Falling", de Viggo Mortensen (2020, Canadá, Reino Unido)

"Kajillionaire", de Miranda July (2020, EUA)

"Mainstream", de Gia Coppola (2020, EUA)

"Passion Simple", de Danielle Arbid (2020, França, Bélgica)

"Rifkin’s Festival", de Woody Allen (2020, Espanha, EUA, Itália)

"Siberia", de Abel Ferrara (2020, Itália, Alemanha, México)

"The Human Voice", de Pedro Almodóvar (2020, Espanha)

"Beginning", de Dea Kulumbegashvili (2020, Geórgia, França) - Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz e Prémio do Júri para Melhor Argumento no Festival de San Sebastián 2020

"Nomadland", de Chloé Zhao (2020, EUA) - Melhor Filme no Festival de Veneza 2020

"There is No Evil", de Mohammad Rasoulof (2020, Irão, Alemanha, República Checa) - Melhor Filme no Festival de Berlim 2020

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival