LEFFEST 2014: um festival, várias artes

Festival  

LEFFEST 2014: um festival, várias artes

Até dia 16 de novembro, o 7º Lisbon & Estoril Film festival antestreia alguns dos filmes mais interessantes do ano e diversifica a profgramação com teatro, múcia e um simpósio internacional.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 LEFFEST 2014: um festival, várias artes
Dois Dias, Uma Noite Sandra, apoiada pelo seu marido, tem apenas um fim-de-semana para convencer os seus colegas a desistirem das suas bonificações de modo a que possa manter o seu emprego.
Artigo recomendado:
LEFFEST 2014: um festival, várias artes
LEFFEST 2014
LEFFEST (dia 7): 20 anos de "Pulp Fiction" Em 1994, foi a sensação de Cannes e também a origem de um invulgar fenómeno de culto: "Pulp Fiction" passa no LEFFEST, integrando a ...

O Lisbon & Estoril Film Festival começa hoje, com a antestreia dos filmes "Saint Laurent" e "Sono de Inverno", a inauguração de duas exposições e a presença de vários convidados, como John Malkovich e Willem Dafoe, Abel Ferrara e Philippe Garrel.

A oitava edição do festival prolongar-se-á até ao dia 16 e vai contar com dezenas de filmes, alguns em antestreia, outros em retrospetiva, mas a organização volta a fazer pontes entre a sétima arte e outras expressões artísticas, como o teatro e a música e também a moda.

O ator norte-americano John Malkovich será uma das figuras em destaque desta edição, com uma retrospetiva e uma exposição de fotografia, de Sandro Miller, na qual recria imagens icónicas ou de figuras como Marilyn Monroe, Alfred Hitchcock e Andy Warhol.

No sábado, estará na Fundação Calouste Gulbenkian, na antestreia do filme "As Variações de Casanova", de Michael Sturminger, rodado em Portugal.

Além de Malkovich, este ano o festival contará com a presença, por exemplo, dos realizadores Wes Anderson, Abel Ferrara e Philippe Garrel, do ator Willem Dafoe, da atriz Maria de Medeiros e do designer de moda Emanuel Ungaro.

No âmbito do festival, acontecerá ainda um simpósio internacional sobre vigilância, segurança, informação e media, que deverá contar com a participação, por videoconferência, do jornalista australiano Julian Assange, fundador do Wikileaks.

Fora de competição, o festival mostrará "Mr. Turner", de Mike Leigh, "Pasolini", de Abel Ferrara, e "Deux Jours, Une Nuit", de Jean-Pierre e Luc Dardenne

A competição integra, entre outros, "Jauja", de Lisandro Alonso, "Eau Argentée, Syrie Autoportrait", de Ossama Mohammed e Wiam Simav Bedrixan, e "Heaven Knows What", de Ben e Joshua Safdie.

Pela primeira vez, o L&EFF apresentará uma peça de teatro, "Os Belos Dias de Aranjuez", do dramaturgo de origem austríaca Peter Handke (que estará no festival), com encenação de Tiago Guedes e interpretação de Isabel Abreu e João Pedro Vaz, no Centro Cultural de Belém.

O encerramento acontecerá com um concerto do músico Arto Lindsay no CCB.

O festival decorrerá no Centro de Congressos do Estoril e no Casino Estoril e, em Lisboa, nos cinemas Monumental e Nimas, no CCB, na Cinemateca Portuguesa e na Fundação Calouste Gulbenkian.

  • LEFFEST 2014: um festival, várias artes
    Mapas Para as Estrelas
    Em Hollywood, cidade dos sonhos, vícios e neuras, as estrelas colidem: um talento infantil com 13 anos, um autor de argumentos e treinador celebridades; uma atriz ansiosa por conseguir um papel. Hollywood também promete felicidade aos que tentam alcançar as estrelas: uma jovem assistente de uma ...
  • LEFFEST 2014: um festival, várias artes
    Saint Laurent
    No período de 1965-1976, o criador Yves Saint Laurent vive momentos gloriosos. Mas a sua criatividade e genialidade é afetada pelo seu comportamento pessoal.
  • LEFFEST 2014: um festival, várias artes
    Sono de Inverno
    Um ator reformado, gere um pequeno hotel no centro da Anatólia com sua jovem esposa, de quem está emocionalmente distante, e com a sua irmã que se encontra a recuperar de um divórcio recente. No inverno, a neve cobre a estepe, o hotel torna-se no seu refúgio, mas também no local das suas ...
  • LEFFEST 2014: um festival, várias artes
    Mr. Turner
    "Mr. Turner" biografa aos últimos anos de vida do artista britânico JMW Turner (1775-1851). Artista reconhecido, vive rodeado de seu pai, que também é seu o seu dedicado governante. Frequentava os circuítos aristocráticos do mesmo modo que visitava bordéis e procurava inspiração em muitas viagens. ...
  • LEFFEST 2014: um festival, várias artes
    Variações de Casanova
    "Viva la libertà!" Sozinho na sua mansão isolada, Giacomo Casanova clama e depois desmaia. De seguida a misteriosa e bela escritora Elisa van der Recke vem visitá-lo, dando uma nova vida ao homem envelhecido. Um filme-ópera que capta o mito do maior sedutor de todos os tempos, Giacomo Casanova. A ...
por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival