LEFFEST (dia 11): Duran Duran na visão de David Lynch
Duran Duran em palco — e num filme de David Lynch

Festival  

LEFFEST (dia 11): Duran Duran na visão de David Lynch

Os Duran Duran foram filmados, em palco, por David Lynch — o resultado tem o título de "Duran Duran Unstaged" e está presente, fora de competição, na oitava edição do Lisbon & Estoril Film Festival.

Afinal, de que falamos quando falamos de um concerto filmado? Uma das propostas da oitava edição do LEFFEST envolve duas entidades que talvez não imaginássemos envolvidas num projecto comum: "Duran Duran Unstaged" é um concerto da banda de Simon Le Bon registado por David Lynch (também representado no Estoril através da exposição de litografias "Here & Now", co-assinada com Jean-Michel Alberola).

A origem do filme está no projecto "Unstaged", promovido pela American Express: uma série de concertos filmados por diferentes realizadores, com a respectiva transmissão a ser efectuada via Internet, pelo YouTube. O primeiro destes eventos, a 5 de Agosto de 2010, teve os Arcade Fire como protagonistas e realização de Terry Gilliam — a 23 de Maio de 2011, Lynch filmou os Duran Duran, em Los Angeles, no palco do Mayan Theatre.

Segundo as palavras do próprio Lynch, a experiência passou pela criação de "camadas de imagens" capazes de envolver os Duran Duran em palco — segundo a sua sugestiva definição, tratou-se de gerar "um mundo de experimentação e, na melhor das hipóteses, alguns acidentes felizes". Tendo em conta que, de "Woodstock" (Michael Wadleigh, 1970) a "Stop Making Sense" (Jonathan Demme, 1984), são muitos os momentos históricos em que o cinema se fundiu com as sonoridades do pop rock, o mínimo que se pode dizer é que valerá a pena descobrir o cruzamento do olhar do autor de "Blue Velvet" com a banda que canta "Hungry Like the Wolf" — eis o trailer.

por
publicado 00:26 - 11 novembro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival