LEFFEST (dia 15): a música, o cinema e Nick Cave
Nick Cave (com Kylie Minogue): entre a música e o cinema

Festival  

LEFFEST (dia 15): a música, o cinema e Nick Cave

Depois do filme de David Lynch sobre os Duran Duran, o LEFFEST integra "20000 Dias na Terra", uma viagem, a meio caminho entre "documentário" e "ficção", sobre o universo criativo de Nick Cave.

Artigo recomendado:
LEFFEST (dia 15): a música, o cinema e Nick Cave
Festival
LEFFEST (dia 11): Duran Duran na visão de David Lynch Os Duran Duran foram filmados, em palco, por David Lynch — o resultado tem o título de "Duran Duran Unstaged" e está presente, fora de ...

Na oitava edição do LEFFEST, a passagem de  "20000 Dias Na Terra", de Iain Forsyth e Jane Pollard, parece confirmar uma "tendência" já sinalizada pela exibição de "Duran Duran Unstaged", com assinatura de David Lynch. Mais do que a vacilação das fronteiras clássicas "documentário/ficção" que o projecto de ambos os filmes desafia, importa reconhecer um dado importante para o mercado. A saber: os produtos cinematográficos (ou mesmo de raiz televisiva) que lidam com a música voltam a estar na ordem do dia.

Apostando em construir o retrato de 24 horas na vida de Nick Cave, o filme de Forsyth/Pollard vem recordar que o mercado cinematográfico tem todo o interesse em diversificar a sua oferta, nomeadamente na área da música (concertos filmados, espectáculos em transmissão directa, etc.), de modo a adequar-se às transformações estruturais do próprio consumo. E há, aqui, um paralelismo que importa referir — afinal, é ou não verdade que as performances ao vivo passaram a ser mais importantes que a tradicional venda de álbuns e CDs?

Tudo isto, importa sublinhar também, numa conjuntura em que, nos últimos anos, as estatísticas indicam uma baixa mais ou menos regular do número de espectadores a procurar as salas escuras. Escusado será dizer que os "filmes-sobre-música" não constituiram nenhuma solução milagrosa para refazer a dinâmica dessas salas. Mas importa perguntar se a actual lógica afunilada de promoção (dominado pelos títulos "juvenis" de super-heróis e afins) não ganharia em abrir-se aos mais variados géneros e modelos de espectáculo.

por
publicado 18:10 - 15 novembro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival