LEFFEST (dia 9): no labirinto da moda
"Designing Woman" (1957): a moda vista por Vincente Minnelli

Festival  

LEFFEST (dia 9): no labirinto da moda

Emanuel Ungaro vai estar presente num debate sobre a moda promovido pelo Lisbon & Estoril Film Festival — o evento será precedido da projecção do clássico "Designing Woman" (1957), de Vincente Minnelli.

É um facto que, hoje em dia, a moda adquiriu uma dimensão mediática invulgar, em particular através da televisão — isto, claro, sem esquecermos que, de uma maneira ou de outra, sempre esteve presente nas mais diversas componentes cinematográficas. 'A moda, o cinema e as artes do palco' é o título do debate hoje promovida pelo Lisbon & Estoril Film Festival (Centro de Congressos do Estoril, 15h00), apostando, precisamente, na compreensão de tal conjuntura, para tal contando com a presença de Emanuel Ungaro, Bella Freud, Bay Garnett, Gala Gordon e Felipe Oliveira Baptista.

O filme escolhido para antecipar a discussão — "Designing Woman" (1957), de Vincente Minnelli, entre nós chamado "A Mulher Modelo" — constitui um exemplo modelar do modo como Hollywood tem sido, de uma só vez, um espelho do labirinto da moda e uma metódica desmontagem da sua "psicologia" interior.

Com Gregory Peck e Lauren Bacall nos papéis principais, "Designing Woman" apresenta-se como uma deambulação melodramática através da história do casamento de um jornalista desportivo e uma estilista. Filmados por Minnelli, eles irão descobrir as diferenças que, afinal, estavam mascaradas pelo efeito imediato do glamour.

É verdade que este é um dos objectos mais "ligeiros" da filmografia de Minnelli. Mas não é menos verdade que, para além da elegância mais ou menos etérea da sua mise en scène, ele foi sempre um retratista das ambivalências do impulso amoroso. E, mais do que isso, um observador clínico da distância que separa a hipocrisia social da verdade íntima dos sentimentos.

por
publicado 13:15 - 09 novembro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival