Lars Von Trier declarado `persona non grata` pelo Festival de Cannes
Lars von Trier foi expulso do Festival de Cannes.

Cannes 2011  

Lars Von Trier declarado `persona non grata` pelo Festival de Cannes

O realizador Lars Von Tier foi declarado "persona non grata" na sequência de declarações proferidas na conferência de imprensa de ontem.

Artigo recomendado:
Lars Von Trier declarado `persona non grata` pelo Festival de Cannes
"Melancholia", de Lars Von Trier
O fim do mundo, segundo Lars Von Trier Um planeta chamado "Melancholia" colide com a Terra e acaba com a vida no único local do universo onde ela existe.

A direcção do Festival de Cannes decidiu declarar o realizador dinamarquês Lars von Trier persona non grata. Von Trier é, desta forma, banido do evento após as suas declarações na conferência de imprensa de ontem.

No encontro com jornalistas a própósito do filme "Melancholia" von Trier afirmou sentir alguma simpatia por Hitler e referiu-se a si mesmo como "nazi". O realizador pediu desculpa pelo sucedido e referiu que se tratou de uma brincadeira causada por provocações de alguns jornalistas. Mesmo assim, a organização do festival levou a polémica a sério e optou por expulsar Von Trier.

Num comunicado que explica a decisão, a direcção do Festival de Cannes declara:

"O Festival de Cannes proporciona um forum de excepção que permite a artistas de todo o mundo apresentar o seu trabalho e defender a liberdade de criação e expressão. A direcção do festival lamenta profundamente que este local tenha sido usado por Lars von Trier para expressar comentários que são inaceitáveis, intoleráveis e contrários aos ideiais de humanidade e generosidade que presidem à existência do festival. A direcção condena firmemente estes comentários e declara Lars von Trier persona non grata no Festival de Cannes, a partir deste momento."

por
publicado 13:44 - 19 maio '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2011