Basil da Cunha na Quinzena dos Realizadores

Cannes 2012  

Basil da Cunha na Quinzena dos Realizadores

Realizador luso-suiço regressa ao festival de Cannes.

Um ano depois de ter apresentado "Nuvem" no Festival de Cannes, o realizador Basil da Cunha, 27 anos, vai regressar com a sua nova curta-metragem. "Os Vivos Também Choram" é o terceiro filme de Basil, foi rodado em Lisboa, e é protagonizada por José Pedro Gomes.

Basil da Cunha é filho de mãe suiça e pai português, nasceu em Morges, Suiça, em 1985. O realizador desenvolve trabalho entre Lisboa e Genebra e causou uma boa impressão com o seu primeiro fime, "À côté" (2009), quando ganhou o prémio de Melhor Filme em Competição Nacional no Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema 2010.

"Os Vivos Também Choram" é o primeiro filme de Basil da Cunha produzido pela companhia O Som e a Fúria que marca presença regular em Cannes, tendo apresentando, em edições anteriores da Quinzena dos Realizadores, a longa-metragem "Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes, e as curtas "Rapace" e "Canção de Amor e Saúde", ambas de João Nicolau.

O cinema falado em português ganha preponderância na selecção de curtas-metragens da Quinzena através da seleção de dois filmes brasileiros. O cineasta pernambucano Leonardo Sette vai a Cannes apresentar "Porcos Raivosos", a sua primeira ficção, e a realizadora carioca Anita Rocha da Silveira estará presente com "Os Mortos-Vivos".

Na edição deste ano a Quinzena dos Realizadores irá exibir 18 filmes, incluindo a produção chilena de Raul Ruiz, "La Noche de Enfrente", um filme baseado em três contos do escritor Hernán del Solar.

O parisiense Michel Gondry fará as honras de abertura com "The We and The I", e no encerramento a Quinzena exibirá "Camille Redouble", de Noémie Lvovsky.

por
publicado 20:01 - 24 abril '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012