Rostos e filmes do LEFF
John Ventimiglia personificando Humberto Delgado na grande ante estreia portuguesa do LEFF 2012

Festival  

Rostos e filmes do LEFF

O ator William Dafoe, os escritores Hanif Kureishi e Enrique Vila-Matas e o pianista Alfred Brendel são alguns dos convidados do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorrerá em novembro.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Rostos e filmes do LEFF
Vous N`Avez Encore Rien Vu O célebre dramaturgo Antoine d'Anthac reúne todos os amigos que apareceram ao longo dos anos na sua peça "Eurídice". Estes atores assistem a uma gravação do trabalho realizado por uma jovem companhia de teatro, La Compagnie de la Colombe. O amor, a vida, a morte e o amor após a morte ainda têm lugar num palco de teatro? Cabe a eles decidir. E as surpresas ainda só agora começaram...

O festival exibirá, em antestreia, "Operação Outono", de Bruno de Almeida, "The Master", de Paul Thomas Anderson, "Passion", de Brian de Palma, a quem será dedicada uma retrospetiva, e "Amor", de Michael Haneke, sobre a história da relação de um casal idoso e que conquistou este ano a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

Na seleção oficial fora de competição surgem os mais recentes filmes dos italianos Marco Bellochio e Bernardo Bertolucci, dos franceses Bertrand Bonello, François Ozon, Leos Carrax e Alain Resnais, e a primeira obra realizada por Brandon Cronenberg - filho do cineasta David Cronenberg - que marcará presença no festival.

O diretor do festival, Paulo Branco, referiu as circunstâncias difíceis em que o festival se realiza, tendo um orçamento global - entre apoio direto e apoio logístico - inferior a três milhões de euros, quando, em 2011, chegou aos 3,5 milhões de euros. O produtor salientou que a crise é transversal e tem afetado todas as áreas, mas "se há um domínio que é menos afetado, é a criação artística. Os artistas têm uma necessidade tal de continuar a sua obra que não há crise que acabe com ela. É logico que pode ter mais ou menos dificuldade".

A 6ª edição do festival decorrerá novamente na capital e no concelho de Cascais, entre 9 e 18 de novembro, em espaços como os cinemas São Jorge, Nimas e Monumental, A Casa das Histórias, onde estará patente uma exposição do artista plástico britânico David Hockney, e o Centro de Congressos do Estoril, um dos eixos de exibição dos filmes e de uma mostra dedicada ao pintor Luís Noronha da Costa.

Mantendo na linha editorial a relação entre o cinema e as outras artes, o festival convidará o pianista Alfred Brendel a estar presente em Portugal, para falar de alguns dos seus filmes preferidos, enquanto o ator norte-americano Paul Giamatti lerá poemas do músico.

A competição do festival apresentará 10 filmes de produção maioritariamente europeia, entre os quais "Laurence Anyways", de Xavier Dolan, "Avalon", de Axel Petersén, e "Sueo y Silencio", de Jaime Rosales.

O júri desta competição integra os investigadores António e Hanna Damásio, o pianista Alfred Brendel, a atriz Fanny Ardant, o ator William Dafoe e a violoncelista Sonia Wieder-Atherton.

O festival terá dois filmes de abertura (um em Lisboa e outro no Estoril) exibindo nestas sessões os filmes norte-americanos "The Master", de Paul Thomas Anderson, com Philip Seymor Hoffman, e "Beasts of the Southern Wild", de Benh Zeitlin.

O encerramento ficará por conta de "Cloud Atlas", de Tom Tykwer e dos irmãos Wachowski, protagonizado por Tom Hanks, e "Trouble With the Curve", de Robert Lorenz, com Clint Eastwood.

Entre as homenagens destaca-se a dedicada aos realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui da Mata e também à realizadora argentina Lucrecia Martel, que estará em Portugal.

Este festival realiza-se anualmente, desde 2007, no Estoril, tendo-se expandido a Lisboa, em 2011. O evento tem sido responsável pela antestreia em Portugal de várias produções internacionais e tem convidado muitas personalidades ligadas à cultura.

Os cineastas Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, David Lynch, Francis Ford Coppola, Stephen Frears, Andrei Ujica e Abbas Kiarostami, os músicos Lou Reed e David Byrne, os escritores JM Coetzee e Don DeLillo foram algumas das figuras presentes em edições anteriores, assim como o diplomata francês, antigo primeiro-ministro, Dominique Villepin, e o juiz espanhol Baltazar Garzón.

6º Estoril Film Fest - seleção oficial em competição
After Lucia, Michel Franco
Avalon,
Axel Petersén

Children of Sarajevo
, Aida Bejic
L'intervallo, Leonardo di Constanzo
Laurence Always
, Xavier Dolan 
Low Tide, Roberto Minervini
Rengaine, Rachid Djaïdani
The Shine of Day, Tizza Covi e Rainer Frimmel
Student, Darezhan Omirbayev
Sueño y silencio,
Jaime Rosales
Winter, Go Away!, Elena Khoreva, Denis Klebleev, Askold Kurov, Dmitry Kusabov, Nadezhda Leonteva, Anna Moiseenko, Madina Mustafina, Sofia Rodkevich, Anton Seregin, Alexey Zhiriakov

6º Estoril Film Fest - seleção oficial fora de competição
Filmes de abertura:
O Mestre, Paul Thomas Anderson (2012)
Beasts of the Southern Wild, Benh Zeitlin

Amor, Michael Haneke (2012)
Antiviral, Brandon Cronenberg (2012)
Bella Addormentata, Marco Bellocchio (2012)
Dans la maison, François Ozon (2012)
Da-reun na-ra-e-suhd, Hong Sang-Soo (2012)
Holy Motors, Leos Carax (2012)
Ingrid Caven, musique et voix, Bertrand Bonello (2012)
Io e Te, Bernardo Bertolucci (2012)
La Noche de Enfrente, Raul Ruiz (2012)
Operação Outono, Bruno de Almeida (2012)
Padroni di Casa, Edoardo Gabbriellini (2012)
Passion, Brian de Palma (2012)
Spring Breakers, Harmony Korine (2012)
Vous N’avez Encore Rien Vu, Alain Resnais (2012)
The We and the I, Michel Gondry (2012)
West of Memphis, Amy Berg (2012)

Filmes de encerramento:

Cloud Atlas,
Tom Tykwer, Andy Wachowski, Lana Wachowski

As Voltas da Vida, de Robert Lorenz

  • Rostos e filmes do LEFF
    Amor
    Georges e Anne estão nos seus oitenta anos. São Professores de música aposentados. A filha, que também é música, mora no estrangeiro com a família. Um dia Anne tem um ataque. A relação do casal é severamente testada.
  • Rostos e filmes do LEFF
    The Master - O Mentor
    Um retrato pungente de gente à deriva e em busca de algo para fazer, na América do pós Segunda Guerra Mundial, THE MASTER, de Paul Thomas Anderson, revela-nos a viagem de um veterano da Marinha, Freddie (Joaquin Phoenix), que chega a casa vindo da Guerra indeciso e inseguro em relação ao futuro, ...
  • Rostos e filmes do LEFF
    Cloud Atlas
    O filme traz seis histórias que, mesmo situadas em épocas e países distintos, acabam por se interligar. A maioria dos atores interpretará mais de um personagem, que podem variar com relação à raça e sexo. O alemão Tom Tykwer divide a função de diretor com os irmãos Andy e Lana Wachowski. Tom Hanks, ...
  • Rostos e filmes do LEFF
    Passion
    "Passion" conta a história de uma cruel luta pelo poder entre duas executivas de alto nível. Christine é elegante, confiante e ambiciosa. Já Isabelle, a tímida mas brilhante novata protegida por Christine, começa a ter algumas de suas ideias roubadas... Christine entra num jogo perverso, humilhando ...
  • Rostos e filmes do LEFF
    Spring Breakers Viagem de Finalistas
    Quatro adolescentes sexy, alunas de liceu, frustradas por não terem dinheiro para participar na sua viagem de finalistas, resolvem solucionar o problema assaltando um restaurante de fast-food. Mas isto é apenas o princípio... Já depois de conseguirem o seu objetivo, durante uma noite de festa ...
  • Rostos e filmes do LEFF
    Holy Motors
    Do amanhecer ao anoitecer, algumas horas na vida de Oscar, uma personagem sombria que viaja entre vidas. Ele é assassino, mendigo, monstro, homem de família... Ele parece estar a interpretar papéis, mergulhando de cabeça em cada parte... mas onde estão as câmaras? Oscar está sozinho, acompanhado ...
por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival