Leff, dia 2: as pérolas de um festival
O arménio Artavazd Peleshyan, um dos cineastas clássicos da história do cinema.

LEFF 2012Festival  

Leff, dia 2: as pérolas de um festival

Os filmes de três autores de culto podem ser descobertos a partir de hoje no Lisbon & Estoril Film Festival.

A descoberta de cinematografias que não cabem nas programações definidas pelos mercados, e não têm visibilidade nas salas de cinema, pode ser um dos mais interessantes exercícios propostos por um festival.

O arménio Artavazd Peleshyan é um destes casos de cineastas raros, com percurso no cinema documental em curtas e médias metragens, mas que permaneceu desconhecido no ocidente até aos anos 80. A homenagem passa por nove filmes de exploração e ensaio, realizados entre 1966 e 1993.

Adolpho Arrietta é outro exemplo de um autor praticamente desconhecido do grande público, com carreira construída ao longo de mais de 40 anos, e rótulo de pioneiro no cinema underground espanhol. Uma revelação para conferir em 12 filmes que passam por várias décadas até 2006.

Na história do cinema, Luis Buñuel é um nome incontornável de ousadia surrealista, mas para o público mais recente é uma raridade nas salas de cinema. A sessão da Filmoteca Espanhola traz algumas preciosidades entre as quais "O Cão Andaluz", de 1929, que Buñuel realizou em colaboração com o pintor Salvador Dali.

Fora de competição, os destaques passam pelo actor Willem Dafoe que é um dos convidados de honra do Festival, e pelo filme que venceu a Palma de Ouro em Cannes, "Amor", de Michael Haneke.

O realizador volta a trabalhar com a actriz Isabelle Huppert ("A Pianista"), e com a dupla de veteranos Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, para reflectir sobre a forma como um casal de idosos enfrenta o tema da morte e da decadência física. O filme conta ainda com a participação da actriz portuguesa Rita Blanco que vai estar na sala para apresentar o filme e partilhar a experiência de trabalho com o realizador Michael Haneke.

Destaques LEFFEST: dia 2

Filmes de Artavazd Peleshyan
19h15 Cinema Monumental - Sala 1 - Lisboa

Filmes de Adolpho Arrieta
17h00 Espaço Nimas - Lisboa
19h00 Espaço Nimas - Lisboa

Sessão Preservar a Memória do Cinema
14h30 Espaço Nimas - Lisboa

Masterclass com Willem Dafoe
19h30 Centro de Congressos do Estoril - Estoril

‘Amour’ Michael Haneke
22h00 Cinema Monumental - Sala 4 - Lisboa

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de LEFF 2012Festival