Leff, dia 4: uma dupla portuguesa
Dois autores originais são alvo de um retrospetiva no 6º LEFF.

LEFF 2012Festival  

Leff, dia 4: uma dupla portuguesa

A dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata é homenageada pelo festival, com uma revisão de todos os filmes que assinou até ao momento e com um documentário em competição sobre a campanha para as eleições presidenciais na Rússia.

O desejo e as suas diversas possibilidades e manifestações, tem sido uma constante nas obras do realizador João Pedro Rodrigues, cujo trabalho tem sido feito em parceria com João Rui Guerra da Mata, quer através dos argumentos, da direcção, ou de outros contributos, como os figurinos. Os dois conseguiram construir uma linguagem e uma visão única no panorama do cinema português, e uma singular identidade na temática do cinema gay.

Filmes como "Parabéns", "O Fantasma", "Odete" ou "Morrer como um Homem" propõem reflexões que partem de um universo homossexual, mas que transcendem o filme de género, em busca de temáticas transversais ao cinema, como o desejo, a identidade, o sonho ou o amor. Mas não é só a ficção que parece interessar a dupla que já assinou vários documentários, como "Esta é a Minha Casa", "Viagem à Expo" ou o mais recente "A última Vez que Vi Macau".

Na competição, o documentário "Winter, go away!" recupera a campanha eleitoral na Rússia em Março deste ano, e que teve como desfecho, um novo mandato presidencial para Vladimir Putin. O filme é um exercício de montagem a partir de filmagens feitas por 10 estudantes de cinema documental, com câmaras ou telemóveis.

As imagens concentram-se nas tácticas de campanha dos opositores de Vladimir Putin, por vezes tão semelhantes aos esquemas que o regime do presidente utiliza para denegrir quem o contesta. Um dos testemunhos registados é o das jovens da banda punk Pussy Riot que fizeram uma performance contra o presidente numa igreja ortodoxa, e acabaram (duas delas), condenadas a dois anos de prisão.

Um retrato de momentos conturbados que marcaram a Rússia até às eleições, e que apesar de ser uma memória passada, mantém a actualidade por permitir traçar o perfil político e social do país.


Destaques Leffest, dia: o cinema de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata


"Parabéns"; "Esta é a Minha Casa"; "O Pastor"
20h00 Espaço Nimas - Lisboa

"China, China"; "O Fantasma"
22h00 Espaço Nimas - Lisboa

"Winter, Go Away!"
15h00 Centro de Congressos do Estoril | 22h00 Cinema Monumental - Sala 1 - Lisboa

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de LEFF 2012Festival