Lendária viagem do Kon-Tiki será a maior produção de sempre na Noruega
A célebre jangada Kon-Tiki construída por Thor Heyerdahl.

Cinema Europeu  

Lendária viagem do Kon-Tiki será a maior produção de sempre na Noruega

A viagem do cientista e explorador Thor Heyerdahl a bordo da jangada Kon-Tiki vai ser adaptada ao grande ecrã numa produção que será a mais cara de sempre do cinema norueguês.

Em 1947 o cientista norueguês Thor Heyerdahl viajou para o Peru com cinco companheiros. Na América do Sul construíram uma jangada usando apenas recursos locais e tecnologia rudimentar. Da costa peruana navegaram oito mil quilómetros pelo Oceano Pacífico até chegarem às ilhas da Polinésia. Heyerdahl pretendia provar a sua polémica teoria de que a colonização humana das ilhas polinésias tivera origem no Peru.

A proeza tornou Thor Heyerdahl conhecido mundialmente. O relato da viagem vendeu 60 milhões de exemplares e o documentário que se seguiu ganhou um Oscar, em 1951.

Mais de 60 anos depois, a grande aventura do pós-guerra vai ser adaptada ao cinema.

O início das filmagens está marcado para Maio com um orçamento estimado de oito milhões de euros (ou 11,6 milhões de dólares), o maior de sempre para uma produção norueguesa.

Na pele do cientista estará Pal Sverre Hagen (de "Águas Agitadas" e "Max Manus") e Stellan Skardsgard (irmão do conhecido Alexander Skarsgard da série de televisão "Sangue Fresco") encarnará um dos membros da tripulação.

À frente do projecto estarão os realizadores Espen Sandberg e Joachim Ronning, dupla responsável pelo maior sucesso de bilheteira de um filme norueguês dos últimos vinte anos, "Max Manus".

Um alerta aos distribuidores nacionais: a HanWay Films estará a negociar o filme durante o Festival de Cannes.



por
publicado 01:17 - 13 abril '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu