Documentário • Cinema Português
Lisboa, uma cidade escondida
...domiciliária, idosa, solidária
Um documentário que espreita o que está por trás das fachadas dos prédios antigos para descobrir uma população prisioneira da paisagem arquitectónica de Lisboa.
Marta Pessoa andava desde os tempos do conservatório atenta às diferenças entre os lisboetas nas ruas e os que espreitavam das janelas, em especial nos bairros antigos.
Um dia decidiu espreitar para lá das paredes, e encontrou uma cidade envelhecida, repleta de gente imobilizada e dependente das equipas que prestam apoio domiciliário.
Ao longo de vários meses, a realizadora foi seguindo o quotidiano de vários idosos presos em espaços pequenos e difíceis para quem já não tem mobilidade. Depois de muitas visitas, captou a intimidade de sete protagonistas e um olhar mais demorado pela cidade que é Lisboa.
A realizadora começou a pensar no projecto ainda nos tempos de faculdade. Agora já tem 36 anos e confessa-se zangada com a falta de mudanças ao perceber que não há respostas para resolver os problemas mais pragmáticos desta camada da população.
Mais do que solidão encontrou isolamento físico e vislumbrou uma ameaça de um futuro colectivo, o de envelhecer e perder capacidades.
"Lisboa Domiciliária" é o resultado de um trabalho de campo silencioso. Um processo longo, feito sem apoios institucionais, e assente na capacidade de deixar que o quotidiano de uma cidade idosa se revele com naturalidade e repleto de dificuldades.