Longa-metragem portuguesa Verão Danado no Festival de Locarno

Cinema Português  

Longa-metragem portuguesa "Verão Danado" no Festival de Locarno

A primeira longa-metragem do realizador Pedro Cabeleira estará em competição numa das secções no festival suíço que decorre em agosto.

"Verão Danado", a primeira longa-metragem de Pedro Cabeleira foi seleccionada para o Festival de Locarno, que terá lugar de 2 a 12 de Agosto, na cidade suíça. O filme será exibido na secção competitiva Cineasti del Presente, dedicada a primeiras e segundas obras de jovens cineastas. Será a única longa-metragem portuguesa em competição na 70ª edição do Festival de Locarno.

Com realização e argumento de Pedro Cabeleira, direcção de fotografia da também realizadora Leonor Teles (Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem, no Festival de Berlim 2016), produção de Pedro Cabeleira, Marta Ribeiro (dois dos cinco fundadores da Videolotion, produtora que nasceu ao mesmo tempo que o filme) e Abel Ribeiro Chaves (OPTEC), o filme é descrito como "um híbrido entre o documental, o stoner e o psicadélico".

A personagem principal é Chico (interpretado pelo estreante Pedro Marujo) que vive as suas tardes num ócio infinito, repleto de drogas e desamores imersos nas vibrações da música. Lisboa aparece como pano de fundo de uma juventude à deriva, ao ritmo do descarrilamento do protagonista.

Lia Carvalho, Ana Valentim, Daniel Viana, Sérgio Coragem, João Robalo, Luís Magalhães, Maria Leite, Ana Tang, Rodrigo Perdigão, Eugeniu Ilco, Cleo Tavares e Isac Graça, compõem o restante o elenco, havendo ainda uma participação especial do actor Nuno Melo.

A distribuição nacional vai estar a cargo de Filmin Portugal, a recém-nascida plataforma VoD de cinema independente e de autor.

Outras duas outras produções portuguesas vão estar presentes em Locarno, mas fora das secções competitivas: a média metragem documental "António e Catarina", da realizadora romena Cristina Hanes, e a curta-metragem "O Homem de Trás-os-Montes", de Miguel Moraes Cabral.

por
publicado 11:42 - 12 julho '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português