Mãe coragem e o falso filho
Angelina Jolie no desempenho de uma mãe que enfrenta a polícia e a justiça para reaver o seu legítimo filho

Mais CinemaCinema Norte-americanoDramaMais Cinema  

Mãe coragem e o falso filho

"A Troca", de Clint Eastwood, é um drama psicológico e retrato de época que desmonta um sistema de poder iníquo. O primeiro clássico de 2009.

Uma mãe solteira descobre que o seu filho de 9 anos desapareceu. A polícia tenta solucionar o caso e 6 meses mais tarde anuncia ter recuperado a criança. Só que a mulher fica perplexa sendo incapaz de reconhecer o seu filho no rapaz que lhe é apresentado pelas autoridades. Denuncia essa situação e coloca a investigação em causa. As autoridades questionam a sua sanidade mental e a responsabilidade maternal, determinando o internamento.

Este caso ocorreu em Los Angeles, em 1928. Clint Eastwood não escondeu que ficou perplexo quando leu pela primeira vez o argumento, da autoria de Joe Michael Strazynski, baseado num crime que ficou conhecido como Wineville Chicken Murders e que aconteceu numa época que remete para a infância do realizador. A situação é de tal modo violenta e brutal que se torna insustentável mesmo para quem tem alguma memória desse tempo.

A grande virtude de "A Troca" está na capacidade de conferir credibilidade a uma história rica em factos que suscitam perplexidades várias. Clint Eastwood contaria a dimensão mais sensacionalista do policial ou do thriller, obervando de forma meticulosa o estado psicológico de uma mulher, ou melhor, de uma mãe que afrontou as autoridades para resgatar o seu filho - Angelina Jolie no papel clássico do herói solitário (no caso é uma heroína) que desafia uma determinada ordem.

Estamos perante um rigoroso retrato de um período histórico que desmonta um sistema de poder iníquo, corrupto, desumano. Considerando que hoje esta mulher ganharia o caso, Clint Eastwood está a registar uma evolução relevante no nosso tempo histórico e a sublinhar que a sociedade ocidental já se organizou assim.



A TROCA -CHANGELING, de Clint Eastwood, com Angelina Jolie, Gattin Griffith, Michelle Martin; Drama; 141m; M/12; EUA; 2008

por
publicado 18:03 - 29 janeiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Norte-americanoDramaMais Cinema